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Lista de alimentos que são ricos em aminoácidos

Atualizado em 20 julho, 2017

Seja no piscar do olho, no flexionar do músculo ou em alguma interação microscópica do corpo, cada reação química no corpo humano requer aminoácidos. Dos 20 aminoácidos existente, apenas nove podem ser adquiridos através de alimentos, não sendo produzidos pelo corpo, de acordo com a WebMD. Para manter um corpo saudável, transforme os alimentos ricos em aminácidos em participantes constantes da sua dieta.

Frango é uma boa fonte de aminoácidos (chicken lean meat image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)

Importância para o corpo

Aminoácidos são os fundadores da proteína. O corpo humano precisa de aminoácidos para funcionar adequadamente, transportando nutrientes e componentes químicos pelo corpo, reparando músculos e fazendo funções básicas do metabolismo.

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Carnes e laticínios como fonte

Produtos de carne e laticínio são os mais ricos em aminoácidos, segundo a NutriStrategy. Aminoácidos essenciais são encontrados em abundância em frango, carne bovina, suína e frutos do mar, além de leite, queijo e ovo.

Fontes vegetarianas

Aminoácidos também são encontrados em uma dieta vegetariana. As melhores fontes são os frutos secos, como nozes, castanhas, amendoins e amêndoas; legumes, como diferentes variedades de feijão e lentilha; e em grãos integrais, como arroz e aveia.

Uma dieta balanceada

Especialmente em dietas vegetarianas, muitos alimentos contém um pouco de alguns aminoácidos essenciais e muito de outros. Comer uma boa variedade é importante. Quando aminoácidos de mais de um alimento se juntam para completar uma proteína, eles são denominados de "proteína complementar". Segundo a WebMD, feijão preto com salgadinho de milho e arroz com lentilha são exemplos de proteínas complementares. Comer uma dieta balanceada, que inclui diversas fontes de aminoácidos é o melhor plano nutritivo para o corpo humano.

Frutas com fonte

Embora contenham muito menos aminoácidos que carnes e vegetais, frutas também são uma boa fonte. Bons exemplos incluem maçãs, figos, toranjas, damascos, peras e mamões. Comer esses alimentos garante vitaminas e nutrientes essenciais, além de manter o corpo bem balanceado e suprido de aminoácidos.

Considerações saudáveis

Muitas fontes de aminoácidos, como carnes, queijos, laticínios e frutos secos são mais abundantes que outros alimentos. Por isso, um conhecimento sobre a informação nutricional do alimento que se come é essencial para conseguir manter uma dieta saudável, com bons níveis de aminoácidos.

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Referências

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