Lista de animais marinhos para crianças no jardim de infância

Escrito por carla snuggs | Traduzido por victor dajas
Lista de animais marinhos para crianças no jardim de infância
As crianças no jardim de infância são fascinadas por animais marinhos, como as águas-vivas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Crianças no jardim de infância são naturalmente curiosas sobre o mundo ao seu redor. Por existirem milhares de espécies e por serem criaturas intrigantes e diferentes, os animais marinhos despertam muito interesse. Os golfinhos, por exemplo, têm uma aparência amigável e interativa e fazem sons únicos. Além deles, tubarões, águas-vivas, lontras marinhas, baleias e tartarugas marinhas são animais que devem interessar às crianças.

O golfinho

Os golfinhos são mamíferos parecidos com as baleias. O golfinho-roaz ou golfinho-nariz-de-garrafa é um animal carnívoro, que pode ter cerca de 4,20 metros de comprimento e pesar mais de 450 kg. Eles comem peixes do fundo do mar, camarão e lula, precisam vir até a superfície para respirar e se comunicam por meio de esguichos de água e assobios. Dentre as menores espécies, destacam-se os golfinhos de Maui, que medem cerca de 1,20 metros e pesam mais por volta de 40 quilos. Os maiores golfinhos são as orcas, que são, erroneamente, chamadas de baleias assassinas. Elas podem crescer até quase 10 metros de comprimento e pesar de 8 a 9 toneladas.

O tubarão

O tubarão existe há cerca de 420 milhões de anos e de todas as 440 espécies conhecidas, muito poucas são grandes o suficiente para ameaçar os humanos. Eles têm um esqueleto completo feito de uma cartilagem rígida, o que também é encontrado em seres humanos, como tecido conjuntivo. Os tubarões são carnívoros e se alimentam de outros peixes, crustáceos, moluscos e mamíferos marinhos. A espécie mais famosa é, provavelmente, o tubarão branco, podendo pesar mais de duas toneladas e crescer até 4,5 metros.

A água-viva

As águas-vivas são invertebrados simples e podem ser encontradas em águas profundas e perto da costa. Elas se alimentam de peixes, camarões, plantas, caranguejos e outras espécies de águas-vivas. Usando seus tentáculos para picar suas presas, elas as paralisam antes de devorá-las. Além disso, as águas-vivas não têm espinha dorsal e podem ter diferentes colorações, como transparente ou luminescentes tons de rosa, amarelo, azul e roxo.

A lontra-marinha

As lontras-marinhas são membros da família das doninhas e o segundo menor mamífero marinho atrás somente do golfinho-de-commerson. Elas são muito semelhantes às foca, mas existem algumas diferenças físicas notáveis. Enquanto as focas se mantêm aquecidas com sua gordura, têm nadadeiras e não têm protetores de orelha visíveis, as lontras do mar têm uma pele muito grossa, patas ao invés de nadadeiras e possuem os protetores para orelha. Além disso, elas vivem em águas costeiras rasas no norte do Oceano Pacífico, onde mergulham atrás de ouriços do mar, abalones, mexilhões, mariscos, caranguejos e caracóis. Por últimos, as lontras-marinhas podem pesar até 45 quilos.

A baleia

As baleias são mamíferos que respiram através de um orifício em cima de suas cabeças. Elas precisam de ar para sobreviver, mas, ainda assim, podem ficar embaixo d'água por até 90 minutos. Existem baleias de barbatana, que se alimentam de krill e plâncton, enquanto as baleias com dentes se alimentam de peixes e pequenos mamíferos, como as focas. Algumas espécies, como as baleias azuis e as baleias jubarte, usam sons que se assemelham a cliques e melodias como forma de comunicação.

A tartaruga-marinha

As tartarugas-marinhas podem ser amarelas, verdes ou pretas e pesam de 36 kg a mais de uma tonelada. Elas são daltônicas, mas têm um excelente olfato, e se alimentam de águas-vivas, algas, caranguejos, camarões, caracóis e moluscos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível