Lista de animais ovíparos

Escrito por nancy hayden | Traduzido por lara scheffer
Lista de animais ovíparos

Equidnas são um dos únicos mamíferos que põem ovos.

Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images

Um animal ovíparo é aquele que põe ovos para gerar filhotes. Dos milhões de membros do reino animal, muitas espécies se reproduzem dessa maneira. Animais que não põe ovos, tendem a dar à luz a filhotes vivos.

Outras pessoas estão lendo

Pássaros

Pássaros são os únicos animais que se reproduzem somente através de ovos. A fertilização ocorre dentro da fêmea, depois do acasalamento com o macho. Com a exceção de alguns pássaros, como o cuco, a maioria dos pássaros cuidam de seus filhotes até que eles estejam crescidos o suficiente para se cuidarem. Cucos e outros pássaros põem seus ovos nos ninhos de outras espécies, o que faz com que o dono do ninho aja como um pai substituto.

Répteis

A maioria das espécies de répteis se reproduzem pondo ovos, incluindo lagartos, crocodilos e tartarugas. Geralmente, répteis não cuidam dos filhotes após o nascimento. Filhotes de cobras são capazes de se defenderem desde o nascimento. Jacarés e crocodilos mostram algum carinho por seus filhos e protegem tanto os ovos, quanto os recém nascidos. Algumas espécies de répteis não botam os ovos. Em vez disso, seus ovos amadurecem e chocam internamente. Dessa maneira, a mãe dá à luz a filhotes vivos.

Anfíbios

A maior parte das espécies de anfíbios botam ovos para se reproduzirem, mas diferentemente dos répteis e dos pássaros, a fertilização tende a acontecer externamente, com um macho liberando os espermatozoides nos ovos que já foram botados. Muitas espécies deixam os ovos para chocar desprotegidos, em lagos ou riachos. Algumas espécies botam seus ovos em terra e ficam por perto até que eles choquem, e então transferem os filhotes para um lago seguro. Alguns anfíbios também dão à luz, chocando os ovos internamente.

Peixes

Os peixes têm três principais maneiras de se reproduzirem. A primeira é pôr ovos infertilizados, que então são fertilizados por um macho. A segunda é a fertilização interna via contato sexual, com os ovos sendo colocados em seguida. A última maneira é a fertilização interna, com os ovos também sendo chocados internamente, assim, dão à luz a filhotes vivos. Tubarões e alguns outros peixes tendem a dar a luz aos filhotes já vivos, enquanto o resto põe ovos.

Artrópodes

A grande variedade de espécies de artrópodes inclui insetos, caranguejos, escorpiões e aranhas. A maioria se reproduz pondo ovos que foram fertilizados internamente, mas alguns usam a fertilização externa. Algumas espécies específicas, como escorpiões, chocam seus ovos internamente e carregam os filhotes nas costas.

Mamíferos

Animais ovíparos são comuns na maioria dos grupos, exceto nos mamíferos, onde apenas cinco espécies colocam ovos. O ornitorrinco, que só vive na Austrália, e a equidna, que é nativa também da Austrália e da Nova Guiné, colocam ovos. Isso os separa das outras espécies, mas eles compartilham os traços principais que os classificam como mamíferos. A presença de ossos do ouvido médio, pelo e a produção de leite para alimentar os filhotes são traços que apenas mamíferos possuem.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media