Uma lista de animais que vivem no solo da floresta tropical

Escrito por alice hudson | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Uma lista de animais que vivem no solo da floresta tropical
O chão da floresta tropical é quase sempre escuro e úmido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

As florestas tropicais são ecossistemas complexos encontrados em áreas tropicais ou temperadas que têm grande incidência de chuvas. De acordo com o site rainforestanimals.net, as florestas tropicais cobrem de 6 a 7% da superfície da Terra, mas contêm mais de 50% das espécies de plantas e animais. Uma vasta gama de criaturas vive no chão úmido e de baixa irradiação solar da floresta.

Outras pessoas estão lendo

Insetos e invertebrados

Os insetos da floresta tropical incluem numerosas espécies de formigas, como exércitos de formigas cortadoras de folhas. Muitas delas dão mordidas venenosas ou ferroadas. Segundo o Dr. Gerald R. Urquhart, da Michigan State University, estima-se que muitos milhões de diferentes espécies de besouros vivam nas florestas tropicais. Alguns dos identificados em 2011 foram os besouros rinocerontes, os de chifres longos, os de folha, os de chão e os aquáticos.

Grandes felinos

Os tigres, oficialmente classificados como ameaçados em 1969, ainda podem ser vistos em florestas da Índia, de Sumatra, da Indochina e da Sibéria. Os jaguares, que tinham sido postos na lista de espécies ameaçadas em 1972, caçam no chão da floresta à noite. Os leopardos, menores que os tigres e os jaguares, são encontrados nas florestas da África e da Ásia. Eles estão em perigo na Ásia Central, mas são relativamente abundantes na África. Pumas e jaguatiricas, a última do tamanho de um gato doméstico, podem ser encontrados em florestas da América Central e do Sul. As duas espécies estão listadas como ameaçadas de extinção.

Outros carnívoros

Os mangustos vivem em florestas tropicais na América do Sul, no sudeste da Ásia e no Pacífico. Eles se alimentam de ovos, insetos, pássaros e cobras. Os tatus, que são protegidos dos predadores por uma carapaça dura, podem ser encontrados nas florestas da América Central e do Sul. Eles se alimentam predominantemente de insetos, mas podem comer pequenos animais, ovos de pássaros, raízes, frutos e carniça.

Répteis e anfíbios

As cobras das florestas tropicais incluem jiboias, como a de cauda vermelha da América do Sul, e a boa equatoriana, do Equador. Essas cobras grandes também podem ser encontradas em desertos, mas preferem as florestas tropicais, onde, às vezes, ocupam tocas de outros mamíferos. Lagartos que moram no chão incluem camaleões e gecos, assim como o dragão gigante de Komodo. Os moradores anfíbios incluem sapos e rãs coloridas e lagartos, como a rã venenosa azul, o sapo venenoso amarelo-unido, o sapo tomate, o sapo morango, o de dardo venenoso vermelho e o lagarto chifrudo amazônico.

Onívoros e herbívoros

Porcos onívoros nesse ambiente incluem javalis e babirussas. O babirussa é encontrado na floresta da Indonésia. Os machos têm presas que crescem verticalmente através do maxilar superior e fazem uma curva atrás dos olhos. Os dentes caninos inferiores também crescem muito, criando um segundo conjunto de presas. O ocapi é um animal de aparência igualmente estranha, parecendo um veado listrado. É parente próximo da girafa. Ele vive em clareiras no solo da floresta tropical da África.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível