Lista de aplicações da eletroforese

Escrito por jacklyn dephoff | Traduzido por felipe fogolin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de aplicações da eletroforese
Moléculas de DNA podem ser analisadas por métodos eletroforéticos. (Image by Flickr.com, courtesy of Jer Thorp)

As vastas aplicações da eletroforese são mais evidentes na indústria de saúde ou médica, incluindo análises de antibióticos e vacinas. Análises de proteínas e DNA também são importantes aplicações de eletroforese. Além de permitir que pesquisadores mapeiem e vejam as diferenças no código genético de espécies, análises de DNA eletroforéticas também são uma ferramenta confiável em análises forenses.

Outras pessoas estão lendo

Fatos

A eletroforese é uma técnica de separação molecular que envolve o uso de correntes elétricas de alta voltagem para induzir o movimento de partículas carregadas — proteínas, DNA, ácidos nucléicos — em um meio de suporte.

O movimento de moléculas carregadas é chamado mobilidade. A mobilidade de moléculas é na direção da carga oposta. Por exemplo, uma molécula de proteína com uma carga negativa se move na direção do pólo positivo do meio de suporte. O meio pode ser um papel, gel ou tubo capilar.

Análise de DNA

A eletroforese é um forma de analisar DNA, ácido desoxirribonucléico, que é o código que contém todas as características que você herdou de seus pais. O DNA é organizado em sequências. Por exemplo, uma sequência representa a cor de seus olhos e outra sequência representa a cor da sua pele. Através da eletroforese, sequências de DNA específicas podem ser analisadas, isoladas e clonadas. O DNA estudado pode ser usado em investigações forenses e testes de paternidade.

Análise de proteínas

A eletroforese já avançou no entendimento da estrutura e função de proteínas. Essas moléculas são necessárias para as células do nosso corpo e podem ser analisadas, por exemplo, através de amostras de sangue e urina. Então, através da eletroforese, a quantidade de proteínas no seu sangue ou na sua urina é medida e comparada a valores estabelecidos como normais — um valor maior ou menor que os níveis normais, geralmente, indica uma doença.

Análise de antibióticos

A aplicação da eletroforese em estudos de antibióticos começou perto de 1950. Estudos adicionais levaram a técnicas eletroforéticas melhoradas e novos antibióticos. Esses medicamentos, como penicilina, estão entre as drogas mais largamente receitadas contra infecções bacterianas. Com a eletroforese, os especialistas não são apenas capazes de sintetizar novos antibióticos, mas, também, podem analisar quais tipos de bactérias são resistentes a antibióticos.

Análise de vacinas

A análise de vacinas é uma das muitas importantes aplicações da eletroforese. Existem diversas vacinas que foram purificadas, processadas e analisadas através da eletroforese, como as vacinas para influenza, hepatite e polio. Os passos exatos realizados em uma análise de vacinas, porém, não podem ser determinados devido a razões de confidencialidade de companhias farmacêuticas. Ainda assim, relatórios de produtores de vacinas como Wyeth, Merck e Sanofi-Aventis apresentam eletroforese como um método de análise de vacinas eficiente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível