As vastas aplicações da eletroforese são mais evidentes na indústria de saúde ou médica, incluindo análises de antibióticos e vacinas. Análises de proteínas e DNA também são importantes aplicações de eletroforese. Além de permitir que pesquisadores mapeiem e vejam as diferenças no código genético de espécies, análises de DNA eletroforéticas também são uma ferramenta confiável em análises forenses.
Fatos
A eletroforese é uma técnica de separação molecular que envolve o uso de correntes elétricas de alta voltagem para induzir o movimento de partículas carregadas — proteínas, DNA, ácidos nucléicos — em um meio de suporte.
O movimento de moléculas carregadas é chamado mobilidade. A mobilidade de moléculas é na direção da carga oposta. Por exemplo, uma molécula de proteína com uma carga negativa se move na direção do pólo positivo do meio de suporte. O meio pode ser um papel, gel ou tubo capilar.
Análise de DNA
A eletroforese é um forma de analisar DNA, ácido desoxirribonucléico, que é o código que contém todas as características que você herdou de seus pais. O DNA é organizado em sequências. Por exemplo, uma sequência representa a cor de seus olhos e outra sequência representa a cor da sua pele. Através da eletroforese, sequências de DNA específicas podem ser analisadas, isoladas e clonadas. O DNA estudado pode ser usado em investigações forenses e testes de paternidade.
Análise de proteínas
A eletroforese já avançou no entendimento da estrutura e função de proteínas. Essas moléculas são necessárias para as células do nosso corpo e podem ser analisadas, por exemplo, através de amostras de sangue e urina. Então, através da eletroforese, a quantidade de proteínas no seu sangue ou na sua urina é medida e comparada a valores estabelecidos como normais — um valor maior ou menor que os níveis normais, geralmente, indica uma doença.
Análise de antibióticos
A aplicação da eletroforese em estudos de antibióticos começou perto de 1950. Estudos adicionais levaram a técnicas eletroforéticas melhoradas e novos antibióticos. Esses medicamentos, como penicilina, estão entre as drogas mais largamente receitadas contra infecções bacterianas. Com a eletroforese, os especialistas não são apenas capazes de sintetizar novos antibióticos, mas, também, podem analisar quais tipos de bactérias são resistentes a antibióticos.
Análise de vacinas
A análise de vacinas é uma das muitas importantes aplicações da eletroforese. Existem diversas vacinas que foram purificadas, processadas e analisadas através da eletroforese, como as vacinas para influenza, hepatite e polio. Os passos exatos realizados em uma análise de vacinas, porém, não podem ser determinados devido a razões de confidencialidade de companhias farmacêuticas. Ainda assim, relatórios de produtores de vacinas como Wyeth, Merck e Sanofi-Aventis apresentam eletroforese como um método de análise de vacinas eficiente.