Mais
×

Lista de atividades pré escolares com cores e formas

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando estão na pré-escola, as crianças descobrem os sentidos e habilidades motoras com jogos educacionais que combinam aprendizado e atividades manuais. Estas lições ajudam a desenvolver habilidades literárias, compreensão e solução de problemas. Também são instrumentos na expansão do conhecimento geral. Pratique atividades de reconhecimento de cores e formas para ajudar as crianças a se familiarizarem com conceitos geométricos simples.

Durante a pré-escola as crianças aprendem sobre cores e formas com jogos divertidos e educacionais (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Recolhendo as formas

O objetivo deste jogo é que os estudantes reconheçam certas formas e cores. Junte diversos blocos de madeira ou plástico de várias formas e cores, como cubos, estrelas, triângulos e círculos. Espalhe os blocos pelo chão. Dê a cada criança um balde. Determine formas, cores ou formatos de ceras cores que os alunos devem encontrar e colocar em seus baldes. Além de ensinar a eles como diferenciar as formas, também é um bom exercício de como arrumar a bagunça.

Combinação de formas

Teste a habilidade das crianças de distinguir entre formas desenhadas no papel e objetos tridimensionais. Distribua uma impressão das formas básicas, como círculos, quadrados, triângulos e retângulos. Exiba objetos reais que combinem com estas formas, como bolas de basquete, porta retratos, cone de trânsito e livros. Mostre um dos objetos para a classe e pergunte qual a forma correspondente no papel.

Arrumação de cores

A arrumação de cores é um jeito eficiente de ensinar cores e limpeza para crianças pequenas. Atribua uma cor diferente para cada aluno. Quando você disser "Ação", cada criança deve colocar em uma sacola a maior quantidade de brinquedos da cor que lhe foi designada. De aos alunos alguns minutos para esta atividade. Quando terminarem diga para contarem em voz alta quantos objetos reuniram. Para dar mais forma ao jogo peça aos alunos para darem um exemplo de círculo, quadrado ou retângulo com os brinquedos.

Arte com formas

Mande os pequenos criarem suas próprias obras de arte com esta atividade inteligente. Recorte várias formas coloridas de cartolina. Boas formas são triângulos, quadrados, estrelas, retângulos e círculos. Coloque as formas em um recipiente. Dê um pedaço de cartaz para cada aluno. Mande cada um escolher uma forma do recipiente e usá-la para começar sua arte. Instrua-os a colar as formas em todo o cartão. Explique que a forma deve ser parte de um objeto real. Por exemplo, um quadrado pode ser a janela de uma casa. Faça os alunos apresentarem seus trabalhos para a classe.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article