Lista de Bactérias Anaeróbicas

Escrito por robert herriman | Traduzido por marcio almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de Bactérias Anaeróbicas
Examinando placa de agar com meio de cultara de bactérias (Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com)

As bactérias anaeróbicas são organismos capazes de sobreviver e crescer num ambiente de pouco ou nenhum oxigênio. Elas podem ser subdivididas com base em sua relação com oxigênio: anaeróbio obrigatório, aerotolerantes ou facultativos. Essas bactérias podem ser encontradas numa variedade de ambientes que vão desde o solo e da água, até organismos humanos e de outros animais. Muitas bactérias anaeróbias são encontrados normalmente no corpo humano. Na verdade, no intestino humano, as bactérias anaeróbicas superam as aeróbicas em 1000 para 1.

Outras pessoas estão lendo

Espécies Clostridium

As espécies do gênero Clostridium são praticamente as únicas bactérias anaeróbicas, gram-positivas formadoras de esporos. Os esporos de Clostridium são capazes de resistir a longos períodos de tempo em condições ambientais adversas. Quando as condições se tornarem favoráveis​​, os esporos germinam e, em seguida, vão se tornar bactérias capazes de crescer e multiplicar-se. Muitos dos clostrídios são capazes de produzir algumas toxinas muito potentes quando se reproduzem. Eles são responsáveis ​​por algumas das infecções mais graves em humanos: tétano, gangrena gasosa e botulismo. As espécies de Clostridium são encontrados no solo, na água e no intestino de humanos e animais.

Espécies Actinomyces

As espécies do gênero Actinomyces são bacilos gram-positivos retos ou levemente curvos e que podem variar de hastes curtas até hastes longas e ramificada. Essas bactérias anaeróbicas são normalmente encontradas na cavidade oral, no trato respiratório superior e, em menor extensão, no trato gastrointestinal. Elas não são espécies de bactérias particularmente virulentas e, geralmente, só causam infecção quando existe alguma ruptura na superfície da cavidade oral ou do tracto respiratório superior (infecção oportunista).

Espécies Bacteroides

As espécies Bacteroides são bacilos gram-negativos não formadores de esporos, considerados uma das bactérias anaeróbicas mais importantes, devido ao seu envolvimento em muitos processos infecciosos e a sua resistência a antibióticos. Bacteroides são as espécies mais comuns de bactérias anaeróbicas isoladas de infecções dos tecidos moles e bacteremia. As bactérias produzem numerosos fatores de virulência, tais como cápsulas, endotoxinas e várias enzimas que causam a destruição dos tecidos. Espécies Bacteroides estão entre as bactérias mais ocorrentes em fezes humanas.

Espécies Propionibacterium

As espécies do gênero Propionibacterium são bacilos gram-positivos pleomórficos que podem ser oval, em forma de bastão ou em forma de clava. Em algumas podem aparecer ramificações ou ainda bifurcações. Trata-se de um grupo de bactérias anaeróbicas aerotolerantes que podem crescer e se multiplicar na presença de oxigénio atmosférico. Estas bactérias anaeróbicas são normalmente encontradas na pele, e têm sido associadas a um processo inflamatório na acne (Propionibacterium acnes). Elas também podem causar endocardite e bacteremia, mas são geralmente considerados um contaminante e um não-patógeno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível