Lista de bactérias benignas

Escrito por juniper russo | Traduzido por gilber de oliveira sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de bactérias benignas
Alguns probióticos ajudam no funcionamento do intestino (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os probióticos, muitas vezes chamados de bactérias "amigas" ou "boas", são microrganismos produtores de ácido lático semelhantes aos encontrados no trato digestivo humano. Essas bactérias benéficas estão associadas a inúmeros benefícios à saúde. Elas também são amplamente usadas ​​na nutrição clínica e na medicina alternativa complementar. Especialistas do National Institutes of Health dos EUA notaram que os probióticos tem obtido resultados promissores no tratamento de diarreia, síndrome do intestino irritável, infecções vaginais, cáries e doenças da pele.

Os probióticos são encontrados em suplementos comerciais, bem como em alimentos fermentados como tempeh, missô e iogurte. A maioria dos micróbios probióticos são membros dos Lactobacillus ou pertencentes ao gênero Bifidobacterium e muitas espécies, sub-espécies e outras variedades existem dentro dessas duas categorias. Além disso, alguns fabricantes de alimentos usam linhagens patenteadas que não estão disponíveis através de outras fontes.

Outras pessoas estão lendo

Lactobacillus acidophilus

O L. acidophilus é um dos probióticos mais comuns e versáteis no mercado. É frequentemente usado em culturas de iogurte e centenas de subespécies e cepas foram desenvolvidas. De acordo com o National Institute of Health, o uso mais benéfico do L. acidophilus é para o tratamento de vaginose bacteriana.

Lactobacillus rhamnosus

O Lactobacillus rhamnosus mostra alguns efeitos medicinais semelhantes ao seu parente, L. acidophilus, mas é mais caro e não passou pela mesma quantidade de estudos. O "Jornal indiano de Microbiologia Médica" notou que ele "possui efeitos benéficos comprovados na imunidade intestinal."

Bacillus coagulans

O B. coagulans, que já foi erroneamente classificado no gênero Lactobacillus, é relativamente raro no mercado de suplementos. Ao contrário das espécies Lactobacillus e Bifidobacterium, o B. coagulans nunca foi utilizado em alimentos comerciais.

Bifidobacterium animalis

O B. animalis é conhecido por sua capacidade de melhorar a regularidade digestiva. É frequentemente usado para as pessoas com síndrome do intestino irritável ou constipação crônica. Uma subespécie de B. animalis é usada pelo fabricante iogurte Danone, que comercializa uma cepa sob o nome patenteado "Bifidus regularis".

Escherichia coli

Embora seja dificilmente considerado uma "boa" espécie de bactéria, algumas cepas benignas de E. coli têm valor terapêutico. Um estudo japonês, publicado em 2005 pela revista "Inflammatory Bowel Disease" (Doença Inflamatória Intestinal) constatou que as cepas de E. coli amigáveis ​​podem prevenir e tratar a colite ulcerativa.

Lactococcus lactis

O L. lactis possue um valor limitado na medicina em comparação com outras espécies de probióticos, mas tem valor comercial na culinária. Quase todas as formas de queijo e manteiga são fabricados utilizando cepas adequadas de L. lactis.

Lactobacillus reuteri

Por vezes chamado de probiótico universal, L. reuteri é encontrado no cólon da maioria dos animais, onde pode combater bactérias patogênicas. O L. reuteri também é encontrado no leite humano e pode ser responsável por alguns dos efeitos de suporte imunológico e anti-gás associados com a amamentação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível