Lista de checagem de instrumentos médico-cirúrgicos

Escrito por vickie van antwerp | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de checagem de instrumentos médico-cirúrgicos
Listas de checagem de instrumentos cirúrgicos são usadas ​​para embalar bandejas de instrumentos (Kreuz image by Michael S. Schwarzer from Fotolia.com)

Uma lista de checagem regula quais instrumentos serão incluídos numa bandeja cirúrgica. Existem diversos tipos, mas a mais comum é a "geral" para cada tipo de serviço. A equipe de instrumentos empacota todas as bandejas e as esteriliza.

Uma bandeja geral inclui instrumentos utilizados na cirurgia abdominal, torácica e pélvica. As equipes empacotam as especiais de acordo com cada serviço, como neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia e cardiovascular.

Outras pessoas estão lendo

Lista de checagem de instrumentos gerais

Uma bandeja cirúrgica geral deve conter uma pinça Kelly, usadas ​​para prender os pequenos vasos e controlar o sangramento. Estão incluídos, ainda, instrumentos afastadores, que variam de pequenas braçadeiras, usadas para prender ligamentos, vasos e órgãos em forma de tubo, até grandes afastadores, que são utilizados para reter órgãos, músculos e tecidos gordos.

As lâminas, incluindo bisturis e tesouras, fazem parte de uma bandeja geral. Os fórceps, pequenos e grandes, e zaragatoas, usadas para preparar os pacientes e controlar o sangramento, também fazem parte dessa bandeja. Os porta-agulhas e grampos também estão incluídos, bem como os cateteres de sucção para remoção de fluido.

Lista de checagem de instrumentos de especialidades

Cada serviço de especialidade tem uma bandeja de instrumentos gerais, que inclui instrumentos que pinçam, separam e cortam. As bandejas ortopédicas incluem instrumentos especiais que cortam e raspam o osso. Ela inclui afastadores que têm dentes para segurar o músculo, alicates regulares e de ponta redonda e cortadores de fio.

Instrumentos maiores, não adequados para a bandeja ortopédica geral, incluem cortadores de ossos chamados fórceps. Eles são equipados com um punho para agarrar e uma ponta cortante apropriado para cortar o osso. As serras usadas são embaladas separadamente da bandeja de ortopedia. Os instrumentos que são esterilizados separadamente incluem brocas elétricas e manuais, instrumentos utilizados para alargar, talhadeiras e marretas.

Outras especialidades incluem o mesmo tipo de instrumentos para pinçar, cortar e afastar, mas eles têm aspectos diferentes. Os instrumentos de microcirurgia são os menores de todos os serviços e eles são usados ​​no ouvido, olho, mão, cirurgias vasculares e neurológicas.

Procedimento especial de checagem

Os instrumentos de procedimentos especiais que merecem embalagem separada incluem escopos que são menos invasivos. Existem instrumentos de fibra óptica usados ​​para ver os intestinos, pulmões, articulações e abdômen.

Algumas cirurgias nas costas exigem afastadores especiais que são pesados. As próteses de articulação podem ser esterilizadas separadamente ou num kit que inclui vários tamanhos. Elas podem incluir peças para o quadril, ombro, joelho, dedos e pés. Os instrumentos de dilatação fazem parte de kits utilizados na urologia, ginecologia e cirurgia torácica.

Os instrumentos para bexiga são mantidos numa bandeja especial e são embalados para pediatria e atendimento adulto.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível