Lista das cinco linguagens do amor

Escrito por sage kalmus | Traduzido por sofia egito
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista das cinco linguagens do amor
Contato físico é uma das cinco linguagens do amor (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Diferente das cinco línguas românticas – francês, italiano, português, romeno e espanhol – as cinco linguagens do amor referem-se àquelas formuladas pelo conselheiro matrimonial e especialista em vida familiar Dr. Gary Chapman. Ele as descreveu em seu livro "As cinco linguagens do amor", de 1992. De acordo com Chapman, todos têm uma forma principal de dar e receber amor, também conhecida como a linguagem do amor de cada um. A felicidade numa relação romântica, ele diz, é uma questão de cada parceiro dar amor à pessoa amada da maneira que ela melhor receber, ou seja, "falando" a linguagem do amor do seu parceiro.

Outras pessoas estão lendo

Palavras de afirmação

Se esta for sua linguagem do amor, palavras falam mais alto que ações. Palavras de carinho, como um simples "eu te amo", significam mais para você que ouro, assim como elogios à sua aparência, gratidão e apreciação pelos seus atos. Da mesma forma, declarações insensíveis, como "eu odeio quando você faz isso", parecem machucar mais profunda e duradouramente do que se você tivesse sido cortado à faca.

Qualidade de tempo

Se qualidade de tempo for a sua linguagem do amor, passar tempo juntos, com suas atenções completamente voltadas um para o outro é a coisa mais importante para você em uma relação. Separar um tempo para saídas românticas é como combustível para seu motor, assim como encontros cancelados podem ser como um vazamento no tanque de gasolina. Pessoas que valorizam qualidade de tempo, normalmente também valorizam a habilidade de dar atenção e podem ficar extremamente magoadas se sentirem que você não está prestando atenção nelas.

Recebendo presentes

Não é o presente que conta, mas a consideração por trás dele, até mesmo para aqueles cuja linguagem do amor principal é a de receber presentes, ainda assim, um presente simboliza todo o amor, cuidado e consideração que vem com ele. Se esta for sua linguagem do amor principal, então você sabe disso melhor do que ninguém. Para estas pessoas, presentes em datas especiais são muito importantes, mas presentes significativos, dados espontaneamente sem uma causa específica de celebração são, às vezes, mais apreciados, devido à sua imprevisibilidade. Perder uma ocasião especial, entretanto, pode despedaçar essa pessoa, assim como um simples cartão bem escolhido pode iluminar o dia.

Atos de serviço

Aqui, as ações que falam ainda mais alto que as palavras são ações tomadas para fazer coisas para a outra pessoa. Se esta é sua linguagem do amor, quando a outra pessoa faz alguma tarefa doméstica no seu lugar é um presente maior que qualquer objeto material ou um "eu te amo", isto não quer dizer que você seja preguiçoso ou queira um companheiro que lhe sirva cegamente. É porque você sutilmente aprecia o valor de uma pessoa que faz algo que não lhe agrada muito fazer, como lavar os pratos ou lavar as roupas, simplesmente por amor a você. Este tipo de doação derrete o seu coração e o seu oposto – promessas quebradas – endurecem seu coração, fazendo você sentir que a outra pessoa não se importa de verdade com você.

Contato físico

Nenhuma palavra precisa ser dita, nenhum presente precisa ser trocado para fazer certas pessoas felizes na relação. Se o contato físico é a sua linguagem do amor, tudo de que precisa é de um pouco de afeto. Um toque suave, mãos dadas, um beijo apaixonado, tudo isso vale mais para você que qualquer outra coisa que o seu parceiro possa fazer, dar ou dizer. Por outro lado, recuar-se do seu toque pode ser como o beijo da morte para você. Contatos negativos, como violência física, podem destruir não só a relação, como você também.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível