Lista de comidas sem carboidratos

Escrito por sarah harding | Traduzido por pablo souza
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Lista de comidas sem carboidratos
Carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, constituídas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio (nutritional_education/Flickr.com)

Todas as comidas contêm alguma forma de carboidrato. Algumas contêm carboidratos na forma de açúcar e outras na forma de amido. O corpo metaboliza esses componentes em açúcar, que serve como energia. De acordo com a Clínica Mayo, indivíduos que reduzem ou restringem o consumo de carboidratos, o fazem como dieta. A eficácia dessa dieta é assunto de muito debate. Carboidratos complexos, como pão e massas, não oferecem muitos benefícios nutricionais como alternativas integrais. Produtos integrais contém carboidratos tanto na forma de açúcar quanto na forma de amido, mas têm benefícios extras, como a fibra. De acordo com "MedicalNewsToday.com", apenas o óleo vegetal puro é totalmente livre de carboidratos. Porém, existem muitas comidas que possuem bem menos carboidratos que as outras.

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Grupo dos grãos

De acordo com a pirâmide alimentar fornecida pela Administração Americana de Comidas e Drogas (FDA), os grãos são um grande componente na recomendação de alimentos diária. A não ser que um grão seja feito como low-carb (poucos carboidratos), carb-free (sem carboidratos) ou reduced-carb (carboidratos reduzidos), ele vai estar no espectro de rico em carboidratos. Se o objetivo for eliminar carboidratos da dieta, evite todo o grupo de grãos na pirâmide da FDA.

Vegetais

A maioria dos vegetais contém amido ou açúcar. As melhores escolhas para vegetais com menos carboidratos são aipo, qualquer pimenta, cogumelos, alface de folhas escuras, ervas, pepino, rabanetes e cebolinha. Batatas são consideradas mais amido do que vegetal, por causa da composição. Usar ervas e temperos em outras comidas sem carboidratos pode aumentar a variedade de sabores em uma dieta tão restrita.

Frutas e doces

Mesmo as frutas sendo saudáveis para dietas normais e serem parte da pirâmide do FDA, elas são basicamente carboidratos. O corpo pode transformar carboidratos de açúcar em energia, mas as frutas não são comidas com pouco ou livre de carboidratos. A maioria dos doces são feitos de açúcar ou grãos e são, então, feitos de carboidratos. Muitos produtos comerciais que estão disponíveis têm carboidratos limitados na composição.

Proteína e laticínios

Carnes e laticínios são produtos que fornecem proteínas. Ambos têm sua própria seção na pirâmide do FDA, mas na dieta de carboidratos, tanto as carnes quanto os laticínios servem como proteínas. A maioria das carnes magras, peixes, ovos e aves possuem pouco carboidratos. As proteínas são vitais para o corpo e não devem ser omitidas em nenhuma dieta. Nozes, feijões e legumes são formas de conseguir proteínas saudáveis, mas contêm mais carboidratos do que carnes. Os laticínios, como leite e queijo, podem ser grandes adições para uma dieta rica em proteínas e com pouco carboidrato. O leite não é permitido na maioria das dietas de carboidratos, como a dieta de Atkins. Produtos de queijo processado não têm as mesma propriedades de baixo carboidratos como queijos duros, como o cheddar.

Gorduras

Óleo vegetal puro é livre de carboidratos e pode ser usado para cozinhar. Assim como os guias de gordura do FDA, as dietas de carboidratos recomendam usar gordura trans, óleo hidrogenado e produtos de gordura hidrogenada. Manteiga é uma escolha melhor do que margarina, a não ser que seja uma margarina livre de carboidratos. Gorduras devem ser limitadas, de acordo com a pirâmide do FDA.

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