Lista de comidas que contêm amidos

Escrito por paulo raviere
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de comidas que contêm amidos
Uma fonte de energia (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

O amido é um polissacarídeo, ou seja, uma biomolécula composta de carbono, hidrogênio e oxigênio (carboidrato), que após reação química com a água (hidrólise) origina polímeros de glicose, entre outras substâncias. A glicose é usada pelo corpo como intermediário metabólico e, principalmente, como fonte de energia. No entanto, é importante saber que o consumo excessivo de amido pode fazer mal à saúde. Ele é encontrado em alguns tipos específicos de alimentos. Vejamos alguns deles.

Outras pessoas estão lendo

Pão

Um dos alimentos mais comuns e antigos do mundo, o pão, em sua forma mais simples, é uma massa elástica feita a partir de água, sal e farinha de trigo (ou de algum outro cereal). Após ser assada, ela adquire uma consistência leve e macia. O trigo, assim como o centeio, é muito rico em amido, que é uma importante fonte de energia. A Organização Mundial de Saúde recomenda que cada pessoa consuma, em média, 50 kg de pão por ano.

Lista de comidas que contêm amidos
(Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Batata

A batata é outro alimento rico em amido e bastante comum em nossas mesas, podemos chamá-la assim tanto a planta (a parte verde que cresce acima do solo e tem flores e frutos), como o tubérculo (seu caule comestível, que fica debaixo da terra). Originária da América do Sul, ela foi levada ao resto do mundo por colonizadores europeus e já foi utilizada para apaziguar grandes crises alimentícias. Atualmente, é o quarto alimento mais consumido no mundo.

Lista de comidas que contêm amidos
(Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Macarrão

O macarrão é um tipo de massa enrolada em tubos pequenos, mas, no Brasil, o nome também é utilizado para designar massas alimentícias em geral. Assim como o pão, ele também é produzido a partir da farinha de cereais, geralmente o trigo, e, por isso, é rico em carboidratos. Sua origem é atribuída a várias culturas antigas, como a chinesa, a árabe e a europeia. Ao redor do mundo, ele é preparado de diversas maneiras e servido com molhos e recheios.

Lista de comidas que contêm amidos
(Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cereais

Os cereais são grãos comestíveis, bastante ricos em carboidratos. Em conjunto, suas seis mil espécies compõem a família de alimentos produzidos em maior quantidade pelo ser humano. Esse grupo engloba o milho, o feijão, o arroz, o trigo, o centeio, a cevada e a aveia, entre outros tipos de grãos. Eles são nossos maiores fornecedores de calorias e podem ser consumidos das mais diversas maneiras, principalmente com o preparo deles próprios, ou na produção de outros alimentos, como massas e pastas.

Lista de comidas que contêm amidos
(Blue Jean Images/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Referências

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível