Mais
×

Lista de competências que um professor de ensino infantil deve ter

Atualizado em 23 março, 2017

Professores de ensino infantil têm muita responsabilidade. Eles introduzem as crianças à escola e ao aprendizado. Eles têm a função de ensiná-los a socializar. Embora não devam tentar substituir os pais, terão uma função similar na sala de aula. Isso significa que eles não apenas ensinam, mas também criam as crianças pequenas.

Professores de ensino infantil precisam de uma série de competências para serem bem sucedidos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Competências práticas

Idealmente, os professores de ensino infantil deveriam ter conhecimentos de primeiros socorros. Eles também devem ser fortes e terem boa saúde para manter o ritmo de seus alunos cheios de energia. Isso é especialmente importante para aqueles professores que também participam de atividades físicas ou que levam os alunos em saídas de campo. Eles devem saber ajudá-los a desenvolver a sua coordenação motora. Podem ser coisas simples, como pular, jogar bola ou aprender a equilibrar-se em um pé só.

Competências de conhecimento

Os professores de ensino infantil precisam ter boas competências administrativas e organizacionais. Isso o ajudará a criar aulas mais eficazes e fazer o currículo funcionar melhor. As crianças estão começando a se desenvolver nessa idade, portanto, os professores precisam compreender o estilo de aprendizado de cada aluno e se adaptar à velocidade de cada um.

Competências psicológicas

Os professores precisam ser instrutores pacientes. Eles devem ser imaginativos e adaptáveis para manter os alunos interessados. Tudo bem serem divertidos e criativos, mas não podem esquecer que o objetivo principal é fazer as habilidades das crianças avançarem. Professores de crianças muito novas também precisam agir como psicólogos, tentando compreender os possíveis problemas pessoais e de família que podem afetar o desempenho da criança. Se a escola tiver um conselheiro, o professor pode conversar sobre a criança para ajuda futura.

Competências sociais

Os professores que trabalham com crianças pequenas precisam ter competências sociais e de interação humana. Eles precisam ser firmes para acabar com comportamentos inapropriados. Além disso, também devem entender questões sociais e culturais, para ajudar a integrar crianças de todas etnias e contextos culturais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article