Como usar regressão múltipla no Excel

Use o Excel para realizar análise de dados avançada

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Análise de regressão múltipla é uma técnica estatística avançada que usa mais de um estimador, ou variável independente, para examinar os efeitos em um único resultado, ou variável dependente. Por exemplo, um modelo de regressão múltipla pode examinar salários médios (variável dependente) como uma função de idade, educação, gênero e experiência (variáveis independentes). A regressão múltipla calcula os coeficientes para cada variável independente. Esta estima o efeito de uma variável em particular enquanto mantém constante os efeitos de outras. O Excel, programa de planilhas no Office (o popular pacote de programas da Microsoft), inclui ferramentas de análise de dados que permitem que o programa conduza análises de regressão múltipla.

Excel para regressão múltipla

Step 1

Coloque numa planilha do Excel os dados que você usará para conduzir sua análise de regressão. Você pode colocar eles à mão ou importar um arquivo de dados de outra fonte, como ASCII ou outra planilha.

Step 2

Habilite a ferramenta de Análise de dados do menu de "Add-ins" e a instale. Abra o Excel, clique em "Ferramentas" e selecione "Add-ins" do menu suspenso que aparecerá. Uma janela menor abrirá e exibirá uma série de opções. Marque a caixa próxima a "Caixa de Ferramentas de Análise" e clique "OK". A opção de análise de dados aparecerá no menu de ferramentas, pronta para ser usada. Se você está usando o Excel 2007, pode acessar o "add-in" da Análise de Dados ao clicar no botão do Microsoft Office no canto superior esquerdo de uma pasta aberta do Excel. Clique nele e então vá em "Opções do Excel". Uma nova janela aparecerá, exibindo uma série de opções no lado esquerdo. Escolha "Add-ins", selecione "Caixa de Ferramentas de Análise" e clique "OK".

Step 3

Clique no menu "Ferramentas" no Excel e selecione "Análise de Dados" (no Excel 2007, clique na aba "Dados" e clique no botão "Análise de Dados"). Uma janela abrirá exibindo um menu de ferramentas de análise. Desça até "Regressão" e clique "OK".

Step 4

Entre os valores para a variável dependente (Y) e para as independentes (X) clicando nas células e colunas aplicáveis em sua planilha. Após selecionar o conjunto de dados para entrarem na análise, clique em "OK". O Excel irá realizar o procedimento e exibir os resultados em uma nova planilha.

Step 5

Examine o sumário do resultado, começando com a estatística da regressão no topo dele. Note o valor de R-quadrado, que diz qual a porcentagem da variabilidade na variável dependente (por exemplo, salário médio) é explicada por seu modelo de regressão. Depois note os valores dos coeficientes e as correspondentes estatísticas t e níveis de significância. Uma estatística t de 2 ou mais indica significância estatística, mostrando que a relação entre a variável independente e a dependente provavelmente não é por acaso.

eHow Brasil
×