Lista de cores para tingir flores

Escrito por valerie valdez | Traduzido por luciana aché
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de cores para tingir flores
Tingir flores é uma maneira fácil e divertida de expressar sua criatividade (Flower Bouquet image by Pesskywabbit from Fotolia.com)

Usar sua criatividade para tingir flores de cores que não são encontradas na natureza é mais divertido e barato do que comprá-las. Tinja flores naturais para combinar com uma determinada cor de decoração para um casamento, para uma festa ou para enfeitar sua casa. Fazer belas flores tingidas requer um conhecimento básico a respeito da teoria das cores para que seja possível selecionar um esquema de cores que se adeque a cada ocasião.

O básico sobre as cores

A palavra "matiz" se refere ao nome básico da cor, como vermelho, amarelo ou azul. Um nome de cor como "roxo paixão" não é uma "matiz" real. O "valor" diz respeito à luminosidade da cor, ou seja, o quão clara ou escura ela é. Adicione branco (tint), cinza (tone) ou preto (shade) para alterar o valor de uma cor. Já a "saturação", também chamada de "croma", diz respeito ao brilho ou intensidade da cor.

Teoria das cores

Todas as cores se originam das primárias: vermelho, azul e amarelo. Cada uma das cores secundárias - laranja, verde e violeta - são uma combinação de duas cores primárias. As cores terciárias são uma mistura de uma cor primária e uma secundária, dando origem ao vermelho-laranja, laranja-amarelo, amarelo-verde, azul-verde, azul-violeta e vermelho-violeta. Uma roda cromática mostra todas as cores e sua relação umas com as outras (veja em Recurso).

Monocromático

Um esquema de cores monocromático traz apenas uma cor pura misturada com branco, cinza e preto para criar variações dela mesma. Esse é o esquema mais simples e barato para ser usado em flores tingidas, já que requer apenas uma cor. As variações no valor e saturação da tinta criam um arranjo agradável aos olhos.

Análogo

Um esquema de cores análogo combina uma cor pura ou cor chave, uma cor primária ou secundária, e duas cores que ficam próximas a estas na roda cromática para realçá-las. Um exemplo pode ser usar o amarelo como cor chave, com verde e amarelo-laranja. Um esquema de cores análogo será sempre todo formado por cores quentes ou todo formado por cores frias.

Complementar

Os opostos se atraem, mesmo quando você estiver tingindo flores. Um esquema complementar une duas cores, primárias, secundárias ou terciárias, que tem sua localização oposta na roda das cores. Azul e amarelo é uma combinação básica. O uso das cores complementares aumenta a intensidade delas. Muitos arranjos de casamento usam o esquema complementar.

Complementar dividida

Complementar dividida significa a união de uma cor chave e duas cores localizadas em qualquer um dos lados da sua cor complementar. Um exemplo desse esquema é usar a cor laranja como chave e azul-violeta e azul-verde como complementares divididas. Esse esquema e o triádico são os mais caros, já que requerem três cores de tinta.

Triádico

Pinte cada flor de uma das três cores primárias ou três cores secundárias ou terciárias. Um exemplo de esquema triádico primário seria vermelho, azul e amarelo. Um arranjo triádico cria um impacto visual intenso, ideal para grandes celebrações.

Tipos de tinta

Corantes alimentícios são os tipos de tinta mais barato para tingir flores. Use-o adicionando algumas gotas na água em que a flor está. Ela irá absorver a coloração em aproximadamente um dia. Também existem no mercado corantes especialmente destinados ao tingimento de flores, como o Absorbit, que funciona da mesma forma que um corante alimentício (ou seja, pingando algumas gotas na água em que está a flor), e vem em 14 cores, e o Dipit, que pode ser usado para tingir flores naturais ou artificiais e vem em 12 cores. Com esse produto, as flores simplesmente são mergulhadas na tinta. Há, ainda, produtos como o Just Flowers, que consiste em uma lata de spray, tendo 15 cores disponíveis. Veja na seção "Recursos" um link para o site Design Master, onde você poderá encontrar mais informações sobre tipos de corantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível