A lista de diferentes transtornos e problemas nos olhos em um cão

Escrito por stephany elsworth | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A lista de diferentes transtornos e problemas nos olhos em um cão
Weimaraners têm diversos problemas oculares genéticos (weimaraner image by Emilio Maull from Fotolia.com)

Os cães são propensos a desenvolver uma série de doenças oculares diferentes. Alguns desses problemas são baseados em genética e afetam a certas raças mais do que outras, enquanto outras são doenças gerais que podem afetar a cães de qualquer tamanho ou raça. Se deixadas sem tratamento, muitas doenças oculares podem levar à perda da visão ou cegueira.

Outras pessoas estão lendo

Cistos dermóides da córnea

Algumas raças, como Weimaraner, Dachshunds e Pastores Alemães são propensas a cistos dermoides da córnea, ou dermoides, que é basicamente um cisto sobre a córnea. Estes cistos são cheios de materiais que são normais para outras áreas do corpo, mas que não pertencem ao interior do olho, como glândulas sudoríparas, cabelos e folículos pilosos. Eles causam problemas de visão, irritação nos olhos e lacrimejamento excessivo. Cistos dermoides são removidos assim que o cachorro esteja maduro o suficiente para a anestesia, de acordo com a Go Pets America.

Entrópio

O entrópio é um distúrbio que afeta muitas raças, sendo comumente visto em cães que têm muitas de dobras ou rugas faciais, como Sharpeis e Buldogues, mas também comum em Retrievers, Spaniels e certos cães de caça. A Canine Inherited Disorders Database indica que a condição geralmente se torna aparente antes que o cão tenha um ano de idade. A pálpebra rola para dentro e os cílios e os cabelos sofrem atrito contra a córnea, o que faz com que a irritação ocular crônica, a ulceração e a cicatrização da córnea ocorram. A condição requer um procedimento cirúrgico como tratamento.

Ceratoconjuntivite seca

De acordo com o Pet Education, a ceratoconjuntivite seca é também conhecida como olho seco. Esta síndrome é caracterizada por uma incapacidade de produzir lágrimas naturais suficientes para manter o olho lubrificado. O site explica que a doença é causada por trauma no olho, de certos tipos de medicamentos, tais como as sulfonamidas que são usadas ​​para tratar a infecções oculares e problemas do sistema imunitário. Os sintomas são infecções oculares crônicas e uma secreção amarelada que é secretada pelos olhos. A córnea produz úlceras e cicatrizes provenientes de infecções repetidas, o que pode, eventualmente, levar à cegueira. Ela geralmente é tratada com colírio medicamentoso.

Catarata

De acordo com a Canine Inherited Disorders Database, a catarata significa que a lente do olho se torna nebulosa ou turva, em vez de clara e transparente. Pequenas cataratas não causam problemas significativos de visão, mas cataratas maiores causam perda de visão e cegueira, mas a condição não é relegada para cães idosos. Alguns cães desenvolvem catarata tão cedo quanto oito semanas de idade, enquanto o desenvolvimento acontece em cães com cerca de quatro semanas de idade. A doença afeta a uma grande variedade de raças. Um procedimento cirúrgico pode ajudar a remover casos de catarata.

Prolapso da Glândula Lacrimal

Os cães têm uma terceira pálpebra, no canto interno de cada olho, e o Pet Education explica que a terceira pálpebra contém uma glândula lacrimal. A glândula lacrimal geralmente não é visível, mas o prolapso da glândula lacrimal, ou o olho de cereja, faz com que a glândula se mova para fora de sua posição normal, se avermelhando e inchando em um caroço. A glândula inchada desenvolve rapidamente a infecção e ulceração, especialmente se o cão a arranha. Buldogues e Boston Terriers têm um alto risco de desenvolver o olho de cereja, e esta condição geralmente requer colocar cirurgicamente a glândula volta para seu lugar original.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível