Lista de doença virais em plantas

Escrito por charles mathewson | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de doença virais em plantas
Nas plantas, os vírus causam atrofia, descoloração, distorção e formação anormal de flore sou frutos (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Alguns dos mesmo tipos de vírus que infectam humanos também podem infectar plantas. Seres humanos e plantas não os transmitem entre si, mas em plantas a disseminação dos vírus pode ocorrer pelo contato físico dos humanos. Com mais frequência, as plantas contraem um "resfriado" quando um inseto ou outro pequeno animal invade a armadura de celulose que as protege do ambiente. Além disto, os vírus também se espalham por meio de sementes infectadas, enxertos, vento, salpicos, polinização e gotejamento de seiva. Ao contrário dos humanos, as plantas nunca se recuperam de um vírus.

Outras pessoas estão lendo

Vírus do mosaico do tabaco

O primeiro vírus de plantas descoberto, o vírus do mosaico do tabaco (VMT), ataca os membros da família da erva-moura ou Solanaceae. Entre esses membros encontram-se: tabaco, pimentão, batata, tomate, berinjela, pepino e petúnia. O vírus espalha-se entrando em fendas nas paredes celulares causadas por insetos ou outros dnaos físicos. Esse vírus é famoso pela alegação de ter sido o primeiro a ser fotografado por microscopia eletrônica.

Lista de doença virais em plantas
Safras de fumo (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Vírus do mosaico do pepino

O vírus do mosaico do pepino infecta pepinos, tomates, pimentões, melões, abóboras, espinafre, aipo, beterraba e outros vegetais. Os pulgões os disseminam, pois causam dano físico à planta, o que permite a entrada dos vírus pelo vento, salpicos ou gotejamento de seiva. Os vírus causam o enrolamento das folhas. Isto atrofia o crescimento de toda a planta e provoca má produção de folhas ou frutos.

Lista de doença virais em plantas
Safras de pepinos (Denis Doyle/Getty Images News/Getty Images)

Vírus do nanismo amarelo da cevada

O vírus do nanismo amarelo da cevada infecta safras de grãos e fibras, incluindo o trigo. Os pulgões primariamente dsseminam o vírus. Este causa descoloração das flhas e pontas das plantas, o que reduz a fotossíntese, causa atrofia e diminui a produção de grãos e sementes.

Lista de doença virais em plantas
Campo de trigo (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Ferrugem dos brotos

O vírus da ferrugem dos brotos infecta a safra de produto básico como a soja. Faz ocm que o caule se dobre no alto e os brotos se tornam amarronzados e caem da planta. Os nematódeos disseminam o vírus.

Lista de doença virais em plantas
Campo de soja (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Vírus do mosaico da cana-de-açúcar

O vírus do mosaico da cana-de-açúcar causa descoloração das folhas da cana-de-açúcar, restringindo sua capacidade de se alimentar por fotossíntese e crescimento. Causa atrofia de plantas novas. Os pulgões e as sementes infectadas espalham o vírus.

Lista de doença virais em plantas
Campo de cana-de-açúcar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Vírus do mosaico da couve-flor

O vírus do mosaico da couve-flor infecta os membros da família Brassica, ou mostarda, que inclui repolhos, couve-de-bruxelas, couve-flor, brócoli e colza. Causa a formação dem osaico ou mosqueado nas folhas, o que causa sua atrofia. Os pulgões e a exposição mecânica disseminam o vírus.

Lista de doença virais em plantas
Campo de couve-flor (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Vírus do mosaico do alface

O vírus do mosaico do alface mosqueia as flhas de quase todos os tipos de alface, causando atrofia e eliminando sua atração no mercado. Os pulgões e sementes infectadas difundem o vírus.

Lista de doença virais em plantas
Safras de alface (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Vírus do mosaico do milho

O vírus do mosaico do milho provoca manchas e estrias amarelas nas folhas de milho, resultando em atrofia da planta. As cigarrinhas espalham o vírus.

Lista de doença virais em plantas
Campo de milho (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Vírus da atrofia do amendoim

O vírus da atrofia do amendoim causa descoloração e distorção das folhas da planta e de alguns outros rizomas, resultando em atrofia da planta. Os pulgões e a seiva disseminam o vírus.

Lista de doença virais em plantas
Amendoins (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível