×
Loading ...

Lista de equipamentos para abrir um restaurante

Atualizado em 19 julho, 2017

Planejando abrir um novo restaurante? Você precisará fornecer aos seus chefs as ferramentas certas para cozinhar, armazenar e servir seus pratos. Se este é o seu primeiro empreendimento em restaurantes, o leque de escolhas pode ser intimidador. Apenas mantenha a calma e dê uma boa olhada em seu menu, verba e no espaço disponível para a cozinha. Você provavelmente acabará com os equipamentos certos para o trabalho.

Um novo restaurante precisa dos equipamentos certos para ter sucesso (Fresh from the Oven - Crusty Rolls 4 image by velvetjam from Fotolia.com)

Fornos Industriais

Forno de convecção, chapa, forno elétrico, forno micro-ondas — você precisará cozinhar de alguma maneira. A melhor escolha dependerá do tipo de comida que você está servindo. Se você está construindo uma lanchonete, precisará de muitas chapas para panquecas, bacon, ovos e hambúrgueres. Para um restaurante de jantar à mesa, você precisará de um pequeno arsenal de fornos: um forno de convecção para as entradas principais, uma grelha para filés e frutos do mar, e até um forno de finalização ou derretedor de queijo para os toques finais.

Loading...
A escolha do forno terá que ser condizente ao tipo de restaurante que você quer abrir (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Aquecedores de alimento

Os aquecedores de alimento mantêm os pratos em uma temperatura quente e estável, sem cozinhar demais, permitindo que você segure pedidos até a mesa inteira estar pronta. Assim como os fornos, os aquecedores de alimento são oferecidos em uma gama de tamanhos e estilos.

Existem lâmpadas de calor e chapas quentes para entradas e filés, e recipientes elétricos de grande capacidade para sopas. Há também aquecedores de mesa, aquecedores de tipo gaveta e aquecedores pendurados.

Analise o seu menu e o número de mesas e determine que tipo de aquecedores serão mais necessários. Assim que seu restaurante estiver se concretizando e os funcionários da cozinha estiverem entrando no ritmo, você pode adicionar mais aquecedores quando achar necessário.

Refrigeramento

Nenhum restaurante pode funcionar sem um refrigerador e um freezer confiável. Dependendo do tamanho do seu menu e do número de mesas, você talvez precise de dois ou mais de cada: um na cozinha para os ingredientes que serão usados imediatamente, e o resto em uma sala de fundos para estoque e reabastecimento.

Refrigeradores comerciais e freezers são vendidos em diferentes tamanhos e formatos: de fixação livre, de instalação sob a bancada para bares e buffets, refrigerador de delicatessen e vitrines refrigeradas. Se o seu restaurante tiver uma carta de vinho, considere comprar um pequeno refrigerador de vinhos, para manter os brancos resfriados.

Pequenos utensílios

Processadores, liquidificadores, fritadeiras, máquinas de café, chapas de waffle — não há fim ao número de pequenos utensílios que você pode adquirir para o seu restaurante. O principal fator, como sempre, é o seu menu. Se os seus chefs forem cortar muitos vegetais para sopas e molhos, compre um processador de alimentos. Liquidificadores são ótimos para restaurantes de café da manhã, já que são muito úteis na preparação de smoothies; ou então, em um bar de coquetéis, para drinques batidos como a margarita. Se você for oferecer batatas fritas, anéis de lula fritos, ou outras frituras em qualquer quantidade, uma fritadeira é necessária.

Ferramentas de cozinha

E quanto às panelas e frigideiras? Copos de medida? Assadeiras, batedeiras, espátulas, rolos e pincéis de massa? Você talvez seja tentado a tomar atalhos aqui, mas lembre-se que estes são os carros chefes de uma cozinha, e eles serão os mais usados pelos seus funcionários no dia a dia. Compre a melhor qualidade que o seu orçamento permite, e você será recompensado: um bom conjunto de panelas e frigideiras, por exemplo, pode durar toda a vida do restaurante e mais.

Boas ferramentas de cozinha são o carro chefe de qualquer restaurante (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...