Lista de equipamentos necessários para um laboratório de informática

Escrito por andrea helaine | Traduzido por marília pedra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de equipamentos necessários para um laboratório de informática
Estudantes não devem ter acesso irrestrito a internet (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Um laboratório de informática é uma sala destinada ao ensino de computação ou com computadores. O laboratório deve ser organizado tendo em mente a facilitação de uso, segurança e confiabilidade. Não existe um laboratório de informática perfeito e cada escola deve procurar a melhor maneira de criar um laboratório que se encaixe às necessidades dos alunos e em seu orçamento. O objetivo do laboratório é ensinar com eficiência, pois um computador de baixa potência pode impedir o processo de aprendizado.

Estações dos alunos

As estações dos alunos são computadores que eles usarão regularmente. O processamento de energia de cada computador depende da finalidade que o laboratório irá proporcionar. Mesmo o computador mais fraco presente no mercado é suficiente para trabalhar com um software de escritório mesmo ou para programações básicas. Se o laboratório for usado para produção fotográfica ou de vídeos, programação de jogos de videogames ou para o ensino de virtualização, serão necessários computadores com maior poder de processamento e memória. O sistema operacional da área de trabalho do cliente fica a cargo do professor ou equipe de TI que irá manter o sistema, mas o sistema deve ser bloqueado para prevenir que estudantes instalem programas não autorizados, se comuniquem pela internet ou realizem outras atividades proibidas.

Estação de Gerenciamento

São computadores os quais serão utilizados pelos professores. Geralmente será idêntica a estação dos alunos. No entanto, a estação de gerenciamento terá acesso ao servidor, gestão de sistema pelo interruptor, será capaz de monitorar as estações dos clientes/alunos e terá melhor acesso a recursos externos como a Internet ou softwares de comunicação. Também possui melhor segurança, pois se torna um alvo fácil ao aluno que quer brincar de ser hacker e também pelo acesso a pesquisa externa.

Servidor

Em um laboratório de informática o servidor pode ser utilizado para preencher diversas necessidades. Deve armazenar uma cópia de cada sistema operacional de cada estação. As estações de trabalho podem ser usadas para se conectar com aquele servidor e reinstalar o sistema operacional, limpando e configurando em casos de vírus ou simples manutenção. O servidor também pode ser usado para filtrar informações externas que os clientes podem acessar, como bloquear o Facebook, mas deixando acessível a Biblioteca do Congresso. Da mesma forma, o servidor pode armazenar o perfil de cada aluno e fazer backup dos seus trabalhos a cada seção.

Interruptor

É uma rede de equipamentos a qual todos os computadores estão conectados. Ele pode ser configurado para que os clientes não tenham conexão entre si, para limitar-se apenas a comunicação de grupos criados para um projeto especifico e garantir ou recusar acesso a pesquisas externas.

Outros equipamentos

Equipamentos opcionais podem incluir impressoras, scanners, câmeras, projetores e fones de ouvido. Cada equipamento deve ser cuidadosamente considerado, pois o investimento necessário (para impressoras, scanners, câmeras e projetores) e os objetos frágeis, como fones de ouvido, podem afetar negativamente o orçamento do laboratório e sua capacidade de funcionar com facilidade.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível