Tecnologia

Como usar uma lista de Excel para um sorteio aleatório

Escrito por danielle cort | Traduzido por elton alves ribeiro
Como usar uma lista de Excel para um sorteio aleatório

Gerar um número aleatório para um sorteio.

numbers image by dip from Fotolia.com

Você não precisa de um programa especializado para obter um resultado preciso em um sorteio aleatório. Embora o Excel seja conhecido principalmente por seu uso como uma ferramenta financeira, existem outras funções que irão gerar um número aleatório que você pode usar para determinar o vencedor de um sorteio. Uma lista numerada de participantes em conjunto com um gerador de números aleatórios do Excel dará uma resposta instantânea. Usar o Excel para escolher um vencedor também fornece um resultado imparcial.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

O que você precisa?

  • Excel

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Construa uma lista de participantes do concurso. Se você já tem uma lista com os participantes numerados consecutivamente, pule para a etapa 6. Se não, abra uma nova planilha no Excel.

  2. 2

    Clique na célula B1. Digite, ou copie e cole, o primeiro nome da pessoa. Clique na célula B2 e digite o nome seguinte. Continue descendo a coluna até que você tenha digitado todos os nomes.

  3. 3

    Atribuir um número consecutivo para cada participante começando com 1 e terminando com N, em que N é o número total de participantes. Clique na célula A1, e digite "1". Clique na célula A2 e digite "2".

  4. 4

    Clique em A1 e arraste o cursor para a célula A2. Estas duas células agora estarão destacadas.

  5. 5

    Mova o cursor para o canto inferior direito da célula A2 até que uma cruz preta (uma sem setas) apareça. Clique e arraste esta cruz preta para baixo por toda a coluna A até chegar o último nome. Cada número deverá agora corresponder a um nome de acordo com coluna à sua direita.

  6. 6

    Clique em qualquer célula vazia na planilha. Digite a seguinte fórmula para gerar um número aleatório: =RANDBETWEEN(1,N) N é o número total de entradas que você tem. Por exemplo, se você tem 100 concorrentes, você deve digitar: =RANDBETWEEN(1,100) Não coloque espaços entre qualquer um dos termos na função.

  7. 7

    Tecle "Enter" para receber um número aleatório entre 1 e N. Esse número corresponde a um vencedor na sua lista. Para gerar um outro número aleatório, mova o mouse para a célula da fórmula aleatória novamente, e aperte "Enter" mais uma vez.

Dicas & Advertências

  • Toda vez que você apertar "Enter" dentro da célula com a fórmula, você receberá um número aleatório diferente.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media