Lista de ideias para uma reunião familiar sobre os cuidados com os idosos

Escrito por kate bradley | Traduzido por débora santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de ideias para uma reunião familiar sobre os cuidados com os idosos
Uma reunião de família é um aspecto fundamental no cuidado dos nossos entes queridos que envelheceram (meeting room image by Oleg Kulakov from Fotolia.com)

Esse é o tipo de reunião da qual ninguém quer participar: familiares se encontrando para discutir opções e ações para o cuidado de algum ente querido idoso. Os filhos geralmente não querem encarar essa realidade e as implicações das idades dos pais, enquanto outros membros da família podem resistir em cooperar por medo da mudança ou por desagrado. No entanto, à medida que nossos entes queridos envelhecem e se tornam menos capazes de cuidar de si mesmos adequadamente, a situação deve ser abordada por pessoas mais próximas a eles. Com um planejamento cuidadoso e uma avaliação ponderada de todas as partes e as circunstâncias envolvidas, a dor e dificuldade dessas reuniões podem ser aliviadas.

Outras pessoas estão lendo

Se encontrem frequentemente

Mary Waggoner, escritora no site Elder Care Online, recomenda que se faça uma ou duas reuniões bem breves primeiramente, e os participantes devem ser apenas aqueles mais próximos da situação, como os filhos da pessoa idosa ou membros da família bem próximos. Waggoner também recomenda que a primeira reunião aconteça sem a presença do idoso. Espere até a segunda reunião para incluí-lo, mas continue fazendo-a com poucas pessoas. Envolver desnecessariamente a família inteira, ou partes que não são diretamente afetadas pela situação, pode criar um clima clínico e fazer o seu ente querido sentir como se ele não fosse mais considerado como uma pessoa, mas sim como um problema.

Depois de detalhes básicos terem sido elaborados e acordados, é hora de envolver outras partes necessárias e tomar outras medidas.

Planeje bem

Participar de uma reunião sobre o cuidado de alguém mais velho sem nenhum plano é o mesmo que se planejar para o fracasso e/ou discórdia. As emoções já estão à flor da pele, portanto é importante se ater aos fatos e manter a calma durante o encontro. Antes da reunião, faça uma lista de questões que precisam ser abordadas. Talvez o idoso não consiga mais dirigir, tornando preciso dividir a responsabilidade de transportá-lo entre os filhos. Ou ainda ele pode ter um bicho de estimação que não consegue mais cuidar.

Quaisquer que sejam as questões, planeje-se e aborde-as, uma por uma. Separe um tempo para cada questão, digamos que uns 15 minutos e nada mais. Se uma solução não puder ser encontrada dentro desse tempo, siga em frente e guarde o tema para a próxima reunião.

Lista de ideias para uma reunião familiar sobre os cuidados com os idosos
Fazer uma lista de questões é útil para guiar o caminho da reunião (clip board to do image by Nicemonkey from Fotolia.com)

Mantenha a reunião de forma profissional

Antes da reunião, estabeleça regras entre os participantes: sem gritarias ou xingamentos, sem trazer à tona lembranças dolorosas, sem comentários sarcásticos, e não abandonar a reunião repentinamente. Os familiares parecem se esquecer de respeitar uns aos outros, mas as reuniões para tratar do cuidado de algum idoso, emboras relacionadas com a família, também estão cheias de assuntos ligados a problemas que devem ser abordados de forma objetiva e desapaixonada. No início da reunião, lembre a todos das regras e deixe claro que se eles não conseguirem obedecê-las, não serão incluídos em futuros encontros.

Seja realista

Você tem uma irmã com quem não se pode contar e que parece nunca conseguir chegar no horário ou lembrar de algo? Ela não será a pessoa a se confiar para organizar as visitas médicas do seu familiar idoso, planejar seus passeios ou amarrar as pontas soltas. É natural querer e esperar que as pessoas contribuam com uma parte justa do seu tempo e façam esforços, principalmente quando o idoso se trata de um pai ou uma mãe, mas não é algo realista. Se não se tem amigos confiáveis ​​ou familiares o suficiente para ajudá-lo a assumir o ônus do cuidado de um idoso, é hora de começar a procurar por ajuda profissional. Encare a realidade da situação tanto do seu ente querido quanto das capacidades da sua família e siga em frente nesse sentido.

Lista de ideias para uma reunião familiar sobre os cuidados com os idosos
Mantenha a sua sanidade: seja realista em relação ao cuidado dos idosos (Blonde Business woman pulling hair out image by MIGS from Fotolia.com)

Ouça

Nós todos queremos acreditar que o nosso jeito é o melhor, na verdade às vezes não conseguimos aceitar nenhum outro ponto de vista. Mesmo que você ache que tem a solução perfeita para a situação, você deve escutar de forma respeitosa a sua família e pesar as opiniões deles de forma tão cuidadosa como você gostaria que fizessem com as suas. Se você estiver em desacordo com um membro da família sobre qual unidade de cuidados é a melhor, tente fazer uma lista de prós e contras de cada local e então aplique essa lista às necessidades e preferências do idoso.

E enquanto você estiver ouvindo a sua família, certifique-se de escutar a pessoa mais importante de todas: o familiar idoso em questão.

Lista de ideias para uma reunião familiar sobre os cuidados com os idosos
Preste atenção aos membros da sua família. as opiniões deles também contam (attention gesture. image by Valua Vitaly from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível