Lista de implicações sociais causadas pelo uso de telefones móveis

Escrito por adele eliot | Traduzido por nicolas sales
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de implicações sociais causadas pelo uso de telefones móveis
Celulares mudaram os métodos que usamos para nos comunicarmos com os outros (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Em 2011, 77 por cento da população mundial, ou 5,3 bilhões de pessoas, são usuários de telefones móveis. Celulares tiveram um impacto sobre nossas vidas de modos diferentes, afetando o modo como trabalhamos, nossas vidas sociais e relacionamentos. Mais recentemente, smartphones mudaram o modo como usamos os telefones móveis, com meio bilhão de pessoas acessando a Internet através de seus aparelhos apenas em 2009.

Outras pessoas estão lendo

Relacionamentos

O uso de telefones móveis aumentou a conectividade a curtas e longas distâncias, e reduziu a quantidade de tempo que estamos indisponíveis para outras pessoas. De acordo com Kate Fox do Social Issues Research Centre (Centro de Pesquisas de Problemas Sociais), telefones móveis facilitam a fofoca terapêutica e agem como uma "salvação social" em nosso mundo moderno e agitado. Enquanto precisávamos estar fisicamente presente com alguém na era pré telefones móveis, hoje nós podemos falar com alguém em quase qualquer lugar, enquanto estivermos andando na rua ou sentados em uma lanchonete.

Trabalho e negócios

Além de afetar nossas comunicações pessoais, os telefones móveis têm afetado o modo como conduzimos os negócios. Um estudo de 2007 feito pela Universidade Nacional da Austrália mostrou que quase metade dos indivíduos entrevistados disse que seria impossível ou difícil realizar seu trabalho sem um telefone móvel. O estudo também descobriu que metade das pessoas entrevistadas usa o seu telefone móvel para negócios enquanto estavam de férias, acabando com os limites entre a vida social e profissional. Outra descoberta foi que metade dos entrevistados reportou que ter um telefone móvel aumenta sua carga de trabalho, mas mais da metade disse que o telefone aumentou sua produtividade.

Impacto demográfico

Telefones móveis têm diferentes impactos em diferentes demografias. Cidadãos mais velhos, especialmente aqueles com problemas de mobilidade, podem ser menos isolados ao usar um telefone móvel e não dependem de visitas de outros em casa para manter contato com o mundo exterior. Igualmente, telefones móveis permitem às crianças e adolescentes a desenvolver sua independência. O estudo de 2007 feito pela Universidade Nacional da Austrália revelou que 30 por cento dos pais deixariam seus filhos até mais tarde fora de casa se estivessem com um telefone móvel.

Tipos de comunicação

O uso de telefones móveis permite a pessoas se comunicar em uma variedade de modos, incluindo ligações, textos, mensagens instantâneas e e-mail. Enquanto amigos, parentes e colegas costumavam combinar previamente os encontros por telefone, telefones celulares permitem que eles organizem o tempo e local usando o texto ou e-mail. O texto também permite a pessoas ter conversações com outras que podem não ser apropriadas em público ou em algum evento, como um jantar. Com a criação de smartphones, os usuários de telefones celulares podem agora acessar suas contas de redes sociais através de seus telefones móveis também, aumentando o número de métodos com os quais as pessoas podem se comunicar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível