Lista de insetos com metamorfose incompleta

Escrito por ho-diep dinh | Traduzido por felipe d. alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de insetos com metamorfose incompleta
Borboletas apresentam uma metamorfose completa, se transformando quando amadurecem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Uma mas maiores mudanças na natureza se revela no momento que um novo ser vivo sai do seu casulo e voa pelo mundo com olhos completamente diferentes. Assim fazem as borboletas, moscas, e diversos outros insetos que existem no mundo. No entanto, várias outras espécies de inseto nunca passam por uma transformação tão completa, e ao invés disso fazem uma metamorfose incompleta, através de formas intermediárias chamadas ninfas. Após amadurecerem, os insetos já estão se aproximando do fim de suas vidas, e não crescem ou mudam até morrerem.

Outras pessoas estão lendo

Baratas

A ordem de insetos 'Blattaria' engloba todas as mais de 4000 espécies de baratas que existem naturalmente nas florestas ou em residências humanas. Baratas aparecem de noite para se alimentar de praticamente qualquer coisa que não esteja mais viva, e morrem naturalmente após dois anos, embora haja uma variação de acordo com a espécie.

Baratas fêmeas, que são maiores que os machos, podem se reproduzir em várias ocasiões de sua vida, tipicamente produzindo ovos que elas mantêm no seu abdômen. Até quarenta baratas podem nascer de uma vez. Depois de chocar seus ovos, as baratas passam por uma série de mudanças e períodos de crescimento, ficando maior após cada transformação, e finalmente chegando na forma que possui asas e se reproduz.

Lista de insetos com metamorfose incompleta
Baratas são seres noturnos, e só agem de noite (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Lacraias

Esses insetos marrons pertencem à ordem Dermaptera, e suas várias espécies em geral têm entre 10 e 50 mm de comprimento, podendo também criar asas. As suas pinças diferem de acordo com o sexo, com os machos possuindo pinças mais curvas, e as que voam possuem dois pares de asas; um abaixo do outro.

Lacraias gostam de locais escuros e úmidos, e a noite saem para se alimentar de animais e plantas vivas ou mortas. As fêmeas retêm o esperma dos machos dentro de seu corpo para se fertilizar posteriormente, e as mãe se alimentam dos filhotes se não acharem alimento por longos períodos de tempo.

Lista de insetos com metamorfose incompleta
As pinças da lacraia macho são mais curvadas que as da fêmea (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Hemiptera

A ordem Hemiptera engloba mais de 80,000 espécies de insetos da classe Insecta. Os membros integrantes geralmente possuem dois pares de asas, mas algumas exceções possuem asas reduzidas ou até mesmo não possuem nenhuma. Os insetos possuem bocas próprias para perfurar e sugar líquidos, tal como a seiva.

Depois de chocarem de seus ovos, os hemípteros passam por estágios de ninfa até virarem adultos. A ordem Hemiptera também contém vários insetos considerados destrutivos, como os pulgões.

Lista de insetos com metamorfose incompleta
A ordem Hemiptera as vezes também é conhecida como contendo os "insetos verdadeiros" (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Mantodea

Entre os membros da ordem Mantodea se encontra o famoso louva-a-deus. De cada cápsula de ovos, até 200 ninfas podem nascer, e podem, após envelhecerem, mudar radicalmente. Seus corpos contém três partes consistindo de uma cabeça triangular, tórax e abdômen.

Os insetos dessa classe geralmente se alimentam de outros insetos, e podem devorar uns aos outros se passarem muita fome, além das fêmeas de vez em quando canibalizarem os machos durante o acasalamento. Esses insetos dependem de sua camuflagem para fugir dos predadores, e usam suas garras frontais para segurar sua presa ou parceiro. Fazendeiros gostam desses insetos, pois servem como um predador natural contra pestes.

Lista de insetos com metamorfose incompleta
Louva-a-deus se preparando para um ataque (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Odonata

Você pode reconhecer as libélulas pelos seu abdômens compridos e alongados e dois pares de asas transparentes. Esses insetos, que pertencem à ordem Odonata, juntam mais de 5000 espécies pelo mundo. Os machos são muito territoriais de forma a conseguir presas e chamar a atenção das fêmeas.

Os insetos depositam seus ovos na água, produzindo náiades com guelras para sobrevivência aquática. Elas se alimentam de girinos, minhocas, e outras criaturas que habitam a água, enquanto os adultos se alimentam de outros insetos voadores, incluindo mosquitos. Libélulas agarram sua presa esticando seus "lábios" ao redor -- ou através -- do alvo, e os puxam para dentro de sua boca. Também ajudam no controle de pestes.

Lista de insetos com metamorfose incompleta
Libélulas passam metade da vida na água (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Orthoptera

Grilos, gafanhotos, esperanças e alfarrobas todos pertencem à ordem Orthoptera, começando a vida como ovos, se tornam ninfas, e depois de adultos mantém uma aparência parecida com as ninfas em estrutura corporal. As espécies da ordem possuem dois pares de asas, com o par mais grosso cobrindo outro par mais frágil, e suas pernas traseiras, usadas para pular, são mais fortes que as dianteiras. Machos de algumas espécies produzem um som agudo na hora de acasalar, esfregando as duas asas ou as pernas nas asas. São considerados pragas, pois várias espécies se alimentam de plantas, e um grupo grande o suficiente pode acabar com uma plantação.

Lista de insetos com metamorfose incompleta
Alfarrobas podem destruir uma plantação, para o infortúnio do dono (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível