Lista de instrumentos de uma sala de cirurgia

Escrito por vickie van antwerp | Traduzido por mario filho
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de instrumentos de uma sala de cirurgia
A bandeja geral inclui muitas categorias de instrumentos cirúrgicos (surgical image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Centenas de diferentes tipos de instrumentos são usados em uma sala cirúrgica. Alguns instrumentos padrões são usados pela maioria das cirurgias, outros são especializados para um tipo específico. Cada um é nomeado pelo fabricante, então ele pode ser facilmente distinguido. Uma bandeja de instrumento geral contém todas as seguintes categorias.

Outras pessoas estão lendo

Grampos

O grampo é usado em veias para parar o sangramento. Muitos tamanhos e tipos estão disponíveis. Em uma bandeja cirúrgica geral, os grampos são usados em pequenas veias. As grandes requerem grampos especializados que não vão esmagar a artéria ou veia. Os grampos também são conhecidos como pinças hemostáticas.

Lista de instrumentos de uma sala de cirurgia
Um grampo hemostático é usado para para o sangramento de uma veia (hemostats and clamps image by Albert Lozano from Fotolia.com)

Afastadores

Os afastadores seguram órgãos e tecidos para longe do local cirúrgico de forma que o cirurgião pode ver claramente o espaço para operar. Uma bandeja cirúrgica geral terá cerca de sete afastadores em diferentes tamanhos e tipos. Alguns são de autocontenção ou mãos livres. Esses afastadores podem bloquear em posição de modo que o cirurgião e o assistente tenham as mãos livres para trabalhar.

Fórceps

Esse instrumento parece uma pinça e é usado para agarrar o tecido para sutura ou para mantê-lo fora do caminho. Existem muitas versões e tamanhos usados em todos os tipos de cirurgia. Alguns fórceps de "fixação" parecem mais um grampo, mas tem uma forma na extremidade que pode agarrar tecidos ou veias pequenas.

Lista de instrumentos de uma sala de cirurgia
Fórceps vêm em diversos estilos e tamanhos (cervical cancer image by Keith Frith from Fotolia.com)

Precisos

Tesouras são usadas ​​para cortar tecido delicado, músculos, veias, fio e sutura. Facas de mão equipadas com diferentes tamanhos de navalhas para incisões são chamados de bisturis. Outros instrumentos podem ser usados para cortar ossos, incluindo serra manual e ferramentas elétricas.

Lista de instrumentos de uma sala de cirurgia
Bisturis são frequentemente usados para fazer a incisão inicial (scalpel15 image by Andrew Buckin from Fotolia.com)

Porta agulhas

Esses instrumentos são usados para segurar as agulhas para que cada sutura seja ligada. Elas variam entre 5 e 60 cm de comprimento, dependendo do tipo de cirurgia em que elas são necessárias.

Sucção

As pontas de sucção estão equipadas com uma mangueira de borracha que aspira fluidos para fora da ferida. É bem semelhante a um aparelho de sucção que o dentista usa. Bastões de esponja seguram esponjas para preparar o paciente e alcançar áreas profundas para coletar fluidos.

Lista de instrumentos de uma sala de cirurgia
Uma esponja é dobrada e fixada à extremidade da esponja bastão (surgical image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Instrumentos especializados

Cada especialidade cirúrgica tem instrumentos que são feitos especialmente para seu tipo de serviço. Cirurgias ortopédicas requerem ferramentas de mão com serra, chave de fenda, talhadeiras, marretas e goivas. Instrumentos microcirúrgicos são usados ​​em olhos, ouvidos, nariz e garganta, neurocirurgia e cirurgia vascular. Instrumentos fibróticos (por exemplo: escopos usados no corpo) são encontrados em algumas bandejas especializadas. Instrumentos de dilatação usados para ampliar as aberturas do corpo são encontrados em ginecologia e serviços de urologia.

Cada serviço tem sua própria bandeja cirúrgica, que em alguns casos se mistura com instrumentos gerais. Aqueles sem muita frequência de uso são esterilizados separadamente daqueles frequentemente usados. Equipamentos especiais, como compressores de ar para a execução de ferramentas elétricas e microscópios, não são esterilizados, mas mantidos no centro cirúrgico para as tais finalidades.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível