Lista de invenções da Revolução Industrial

Escrito por richard ludwig | Traduzido por henry alfred bugalho
Lista de invenções da Revolução Industrial

A lâmpada incandescente iluminou o mundo durante a Revolução Industrial

Photos.com/Photos.com/Getty Images

A Revolução Industrial, que ocorreu do final do século 17 até meados do século 19, alterou o curso mundial do transporte, comunicação, produção e agricultura. Esse crescimento rápido e as mudanças socioeconômicas foram impulsionados por incontáveis invenções, incluindo o telefone e a linha de montagem. A Revolução Industrial trouxe muitas mudanças positivas e negativas para o mundo, mas todas contribuíram para a sociedade em que vivemos hoje.

Outras pessoas estão lendo

Motor a vapor

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Mesmo que James Watt não possa levar todo o crédito pelo motor a vapor, por causa de muitos precursores, ele desenvolveu o primeiro modelo confiável. O motor a vapor, desenvolvido durante a segunda metade do século 18, tornou-se o motor da Revolução Industrial. Esse era o poder por trás das locomotivas e navios, que providenciaram uma fonte mais rápida de transporte para levar matérias-primas a fábricas e produtos manufaturados para o mercado. Watt também recebeu o crédito pelo termo "cavalo-vapor" para descrever a quantidade de energia que um motor a vapor poderia gerar.

Descaroçador de algodão

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Eli Whitney inventou o descaroçador de algodão em 1794 e é creditado por ter impulsionado um enorme crescimento na indústria algodoeira nos EUA. O descaroçador acelerou o processo de extrair sementes do algodão e tornou a plantação viável para fazendeiros e investidores. Apesar de o descaroçador de algodão ter sido projetado para aliviar o trabalho intensivo para separar as sementes do algodão, ele teve um efeito não intencional de aumentar o número de escravos necessários para a colheita do algodão.

Telégrafo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

O telégrafo é o precursor de praticamente todas as comunicações mundiais. Em 1832, Samuel Morse, que deu seu nome ao código Morse, em uma viajem de navio de volta a Nova York, chegou à conclusão que mensagens poderiam ser enviadas através de um cabo. Morse, em 1835, revelou um protótipo do telégrafo para amigos e colegas. Durante os 100 anos seguintes, o telégrafo se tornou o meio padrão de comunicação para longas distâncias.

Máquina de costura

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Apesar de a máquina de costura não parecer ser uma invenção revolucionária, ela é para a costura o que a prensa foi para os livros, uma invenção que acelerou mil vezes o processamento de têxteis para produtos comercializáveis. Elias Howe recebeu a patente em 1846 pela primeira máquina de costura comercialmente viável.

Telefone

Photos.com/Photos.com/Getty Images

"Sr. Watson, venha aqui, eu quero vê-lo" é uma das mais famosas frases da Revolução Industrial e assinalou uma nova era nas comunicações. Alexander Graham Bell é creditado por ter inventando o telefone em 1876, apesar de alguns historiadores afirmarem que Elisha Gray, um competidor de Bell, foi o primeiro a enviar um projeto de telefone para o escritório de patentes dos EUA. Não importando as verdadeiras origens do telefone, ele conectou o mundo como nenhuma outra invenção até a internet.

Lâmpada incandescente

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Assim como o motor a vapor e a máquina de costura, Thomas Edison não inventou a lâmpada incandescente; Humphry Davy é creditado por ter criado a primeira lâmpada em 1809. Mas Edison criou a primeira lâmpada incandescente viável usando um filamento de carbono e baixa corrente elétrica dentro de um bulbo de vidro. A invenção abriu caminho para que a eletricidade se difundisse ao redor do mundo.

Avião

Photos.com/Photos.com/Getty Images

A invenção do avião pertence ao tema "mais rápido é melhor", tão característico da Revolução Industrial. Assim como o motor a vapor acelerou a produção e o comércio, o avião eventualmente ajudaria a globalizar o mundo. Orville e Wilbur Wright, na colinas de Kitty Hawk, recebem o crédito de terem feito o primeiro voo autossuficiente do mundo. Seu simples biplano impulsionou a curiosidade da nação, que eventualmente levaria o homem a conquistar os céus.

Linha de montagem

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Apesar de se poder discutir que a linha de montagem é mais uma ideia do que uma invenção, talvez seja ela o que as pessoas mais lembram em conexão com a Revolução Industrial. Henry Ford enriqueceu e ficou famoso ao desenvolver os meios de produção em massa para seu automóvel Model T. Ao criar uma linha onde cada trabalhador tinha uma tarefa especializada que culminava na montagem de um veículo inteiro, Ford descobriu que ele acelerava a produção e reduzia custos. A linha de montagem se tornou o meio padrão de produção no mundo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media