Lista de itens necessários para impressão em folha de seda

Escrito por david perez | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de itens necessários para impressão em folha de seda
A tinta é uma parte importante no processo de serigrafia (ink stain image by Dmitri MIkitenko from Fotolia.com)

Um processo de serigrafia rápido e simples, começa com a coleta dos materiais necessários e o preparo adequado do espaço de trabalho. Os materiais dependem do tipo de impressão que você pretende fazer, seja emulsão de foto ou traço à mão. A emulsão de foto é mais rápida e muito menos trabalhosa, se você estiver pensando em fazer muitas telas. O traçado à mão é vantajoso para a impressão de tela casual, pois é mais barato e faz menos bagunça.

Outras pessoas estão lendo

Imagem

Se você está usando emulsão de foto, a imagem deve estar em uma transparência. Se for traço à mão, pode ser em papel regular. Nos dois casos, as impressões costumam sair melhores quando a imagem original é inteiramente preta e branca, sem tons de cinza. Também, a imagem deve constituir de negrito e linhas marcadas, como aquelas encontradas em linhas ou clip-art.

Tela

A tela é uma malha porosa esticada sobre uma moldura de madeira ou metal. A tela de malha mais comum é feita de poliéster com monofilamento de ponto de tafetá, de acordo com a revista de vestuário "Impressions". Sua malha precisa ter a contagem apropriada para o trabalho feito (fios por centímetro). Quanto maior for a contagem, menores os orifícios através dos quais a tinta passa e mais fina é a impressão. A contagem da malha deve ser suficientemente alta para produzir uma imagem detalhada e suficientemente baixa para gerar linhas marcadas ousadas. Uma contagem de malha 230 é comum para impressão no papel, enquanto 110 a 160 é comum para impressão no tecido.

Emulsão ou cola

A fim de transferência, a tela deve conter um negativo da imagem pretendida, consistente de material impermeável à tinta. Isso pode ser conseguido com emulsão de foto ou, no caso de traço à mão, com uma cola à base de água.

Pá de revestimento

Essa ferramenta é, basicamente, uma bandeja de mão. Ela contém um reservatório para emulsão da foto e uma borda que permite aplicar a camada uniformemente. Ela não é necessária para o traço à mão.

Fonte de luz

A fonte de luz queima a emulsão sobre a tela. As áreas escuras da transparência bloqueiam a luz para evitar que as áreas criem imagens a partir da queima, gerando assim o negativo. Impressoras profissionais usam caixas de luz que podem conter tubos fluorescentes, quartzo, iodetos metálicos ou luzes escuras. Luz solar ou lâmpada regular de 150w também podem funcionar, mas exigem mais tempo e podem não fornecer o negrito e a imagem detalhada. Uma fonte de luz não é necessária para o traço à mão.

Área de lavagem

Use-a para lavar o excesso de tinta e emulsão que não foi queimada na tela. A área de lavagem ideal, é uma grande pia ou banheira que não entrem em contato com objetos usados para comer. Ela deve ter uma tromba d'água ou mangueira para você poder direcionar a água com facilidade.

Rodo

Ele pressiona a tinta através da tela e no material de impressão. Deve ser pequeno o suficiente para ajustar-se dentro da moldura da tela e grande o suficiente para espalhar a tinta por toda sua superfície com uma passagem só.

Tinta

Impressoras de tela profissionais costumam usar tinta acrílica permanente para pintar no papel. Tintas à base de água e têxtil são comuns em impressões em tecido, de acordo com Arte e Moldura Reuel, de Salt Lake City. A densidade da tinta deve ser considerada em relação a contagem do tecido da tela para evitar que a tinta saia escassa ou em excesso.

Material

Esse é o item no qual você está imprimindo. Pode ser qualquer coisa capaz de reter a tinta. Os materias mais usados são os que incluem substâncias porosas, como tecido, madeira ou papel.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível