Lista de maneiras de fazer tinta invisível

Escrito por nancy hayden | Traduzido por mário candi tsuge
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, a espionagem era comum e a capacidade de passar uma mensagem secreta para seus aliados era vital. Essa necessidade acabou começando a tendência das tintas invisíveis como uma maneira de enviar mensagens que só poderiam ser vistas pelo destinatário certo. A tinta invisível se faz pelo uso de substâncias para escrever algo que não é visível no papel, mas que pode ser desenvolvida alguma maneira para enxergá-la.

Outras pessoas estão lendo

Tintas comestíveis

As tintas invisíveis podem ser feitas de várias substâncias comestíveis, que geralmente podem ser reveladas com o uso de calor. O papel usado deve ser fibroso para que a tinta seja absorvida, então um papel brilhante não irá segurar a tinta corretamente. O suco de limão, suco de cebola, Coca-cola e mel estão entre as substâncias que podem ser usadas. Os líquidos escuros como a Coca-cola precisam ser diluídos em água, para que a cor não apareça no papel. Depois que a mensagem for gravada, aqueça o papel com um secador de cabelo, perto de uma chama de fogo ou com um ferro de passar para fazer com que os açúcares no líquido fiquem marrons e as letras se tornem visíveis.

Tintas químicas

Algumas tintas invisíveis podem ser feitas com produtos químicos que reagem com outro. Um líquido incolor é usado para escrever no papel, e geralmente uma pena, pincel pequeno ou cotonete é melhor para a ação. Uma segunda substância química é passada no papel, que irá reagir com o primeiro quimicamente e mudar a cor para revelar o que está escrito. Um exemplo de substância química é o uso do oxalato de cério, como a tinta, e o sulfato de manganês, que produzirá a escrita laranja.

Tintas de luz UV

Algumas tintas invisíveis só podem ser vistas usando luz ultravioleta. Certos líquidos poderão aparecer claros à luz do dia, mas quando colocados sob a luz ultravioleta, eles brilharão. Uma solução de amido pode ser pintada em um pedaço de papel fibroso e, depois de seca, fica completamente invisível. Passar uma luz UV no papel fará com que a escrita brilhe e fique visível. Outro líquido menos saudável que brilha sob a luz ultravioleta é a urina.

Mensagens secretas sem tinta

Às vezes você não precisa sequer de uma tinta para enviar uma mensagem secreta. Ao escrever na primeira folha de um bloco de notas, se você pressionar com força o suficiente, as palavras ficarão marcadas nas folhas de papel por baixo. Tirando a primeira ou segunda folha abaixo de sua mensagem original, você poderá enviar essa mensagem, que não é visível em tinta. O destinatário apenas precisará esfregar o lado da ponta de um lápis suavemente no papel e as marcas ficarão brancas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível