×
Loading ...

Lista de movimentos para aquecimento no karatê para crianças

Atualizado em 21 novembro, 2016

O karatê é uma atividade física exigente. Para crianças e adultos, o aquecimento ajuda a soltar os músculos, construir estamina física e focar a mente dos alunos na aula. Crianças podem ficar entediadas rapidamente se tudo o que fizerem for exercícios aeróbicos. Ao aquecer-se com crianças pequenas, pode ser necessário ter um pouco de criatividade. Sempre tente escolher atividades divertidas que ensinarão a elas uma técnica relacionada a arte marcial.

Alongar é uma parte importante do aquecimento que pode ajudar a evitar lesões durante uma aula de karatê (Goodshoot RF/Goodshoot/Getty Images)

O sensei mandou

Assim como "Seu mestre mandou", esse jogo exige que as crianças escutem cuidadosamente o que o sensei está falando. Se elas completarem uma ação sem antes ouvir "O sensei mandou", terão que fazer flexões ou abdominais antes de voltarem a jogar. Ande pela turma e diga, "O sensei mandou", seguido de uma técnica como um bloqueio, chute ou soco. Isso fará com que eles trabalhem seus movimentos básicos enquanto se aquecem, mas também faz com que se divirtam com um jogo.

Loading...

Estátua

Similar ao "Sensei mandou", esse jogo de aquecimento exige que você nomeie uma ação para que as crianças a repitam. Pode ser uma técnica de karatê, como um soco, bloqueio ou chute ou outro exercício, como flexões, abdominais ou polichinelos. Ao gritar, as crianças congelam na posição em que estão. Isso faz com que elas trabalhem a tonificação de músculos e equilíbrio, também fornecendo uma chance para que perceba problemas em qualquer técnica que tenham que ser consertados durante a porção principal da aula.

Pista de obstáculos

Faça uma pista de obstáculos para a parte de aquecimento de sua aula. As crianças podem completá-la enquanto correm pela sala ou pode-se cronometrá-las em cada estação. Inclua atividades como abdominais, flexões, socos, chutes, pular corda, escadas, cambalhotas e até mesmo formas de defesa. Esses tipos de pista de obstáculo podem quebrar a monotonia de um exercício comum e ajudar as crianças a praticar a técnica, trabalhar sua resistência e tonificação e coordenação muscular.

Exercícios de tempo de reação

Esse é um exercício que ajudará as crianças a ficarem focadas em você e melhorará o tempo de reação delas, enquanto se exercitam de forma aeróbica. Fale aleatoriamente "Todo mundo para trás um passo!" ou "Um passo para a esquerda!". As crianças então mudam de fila de acordo. Se existirem várias filas, a de trás pode correr para a frente. Se estiver movendo-os lado a lado, a criança na ponta esquerda ou direita correrá para o lado oposto. Misture suas instruções. Faça com que eles mudem de fila, virem, vão para trás, para o lado ou em qualquer direção desejada.

Pega-pega ninja

Dê duas bandeiras para cada criança colocar em sua faixa e deixe-os em dupla. O objetivo desse jogo é capturar a bandeira do oponente usando técnicas básicas de combate. Isso é feito sem equipamentos, portanto deve-se lembrá-los que as bandeiras são o único alvo. Deixe-os lutar por pelo menos dois minutos e troque os parceiros. Esse é um exercício cardiovascular que também ajudará os alunos a trabalharem em sua velocidade, precisão, bloqueios e trabalho de pés.

Alongamento

No final de seu aquecimento, é sempre uma boa ideia se alongar com as crianças. Os músculos estarão aquecidos e isso ajudará a evitar lesões. O alongamento também é uma chance para que eles voltem seu foco e atenção na preparação para o resto da aula. Complete alongamentos que soltem os músculos das pernas, quadris, panturrilhas, costas e ombros.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...