Lista das mulheres famosas na Bíblia

Escrito por bill atkinson | Traduzido por ágata erhart
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista das mulheres famosas na Bíblia
Maria, mãe de Jesus, é a mulher mais famosa da Bíblia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Das 188 mulheres nomeadas na Bíblia, duas estão acima de todas as outras -- Eva e Maria. Eva é a mãe da raça humana, de acordo com o livro, enquanto Maria é a mãe de Jesus Cristo. Elas exemplificam a posição ambígua que as mulheres ocupavam na sociedade patriarcal, dominada prioritariamente por homens, na qual foram produzidas a Bíblia Hebraica (Velho Testamento) e o Novo Testamento Cristão.

Outras pessoas estão lendo

Na época dos patriarcas

Oficialmente, as mulheres importavam pouco naquele tempo, porém, como Sara, a mulher de Abraão, elas tomavam decisões. Sara, que era infértil, ofereceu Agar, uma escrava, a seu esposo. Ela deu a luz a Ismael e passou a se sentir superior à sua senhora. Por fim, Agar e seu filho foram expulsos da família, mas Deus os protegeu. Isaque, filho de Sara, casou-se com Rebeca, outra bela mulher, porém, inicialmente infértil. Quando ela teve os gêmeos Esaú e Jacó, se juntou ao último para roubar o direito inato do primogênito Esaú. Essas não são esposas submissas, mas sim mães que uniram-se a seus filhos. Esse comportamento repetiu-se mais tarde com Bate-seba, mãe de Salomão, que convenceu o doente David a nomear seu filho como rei.

A formação e o estabelecimento das dez tribos

As mulheres da Bíblia são ativas e geralmente controversas. Miriam, irmã de Moisés, teve um importante papel no Êxodo de Israel para o Egito e era uma profetisa. Raabe, uma prostituta em Jericó, protegeu os espiões mandados por Josué, para espionarem a terra e, quando ela foi conquistada, a meretriz e sua família foram salvos e tornam-se parte das 10 tribos. Débora foi uma das juízas de Israel que animou o povo para a conquista dos cananeus que os oprimiram por vinte anos. O general cananeu derrotado que tentara escapar foi morto por outra mulher, Jael, que golpeou a têmpora do inimigo com um prego de sua tenda. Essas foram mulheres poderosas cujas estórias também são geralmente esquecidas.

As mulheres más da Bíblia

Dalila e Jezabel são as mulheres más mais famosas. Dalila era uma mulher filisteia de imensa beleza e charme. Sansão, o juiz israelita daquele tempo, não conseguiu resistir a ela. Em Juízes 16, ele finalmente conta e ela que seu cabelo era o segredo de sua força. Quando cortado, ele ficava amarrado e cego, mas consegue sua vingança trazendo todo o templo abaixo. A Bíblia reconhece como as mulheres atraentes podem ser tão poderosas, até mesmo para a destruição.

Jezabel era uma filisteia que se casou com Acabe, rei de Israel. Ela levou a adoração a Baal para dentro do reinado, incluindo as prostitutas sacras e sacrifício de crianças ao deus. Seus profetas foram derrotados por Elias, em Reis 18. Contudo, Jezabel continuou lutando contra ele, até que foi morta. A influência de uma mulher sobre um homem é retratada por meio da manipulação das fortunas do reinado.

As mulheres do novo testamento

Maria é venerada como intercessora junto a Deus. Maria Madalena foi a primeira a saber que Cristo ressuscitou da morte. Isabel, mãe de João Batista, recebeu uma revelação, de um anjo, sobre a missão de seu filho. A mulher samaritana de João 4:1-42, que ofereceu água para Jesus beber, e converteu sua cidade inteira ao cristianismo, faz parte de uma importante estória de fé. Priscila e seu marido, Áquila, foram fundamentais nas diversas jornadas de Paulo. Ela sempre é mencionada por primeiro e representava a força principal na organização das divisões da igreja antiga. Ela foi a primeira a ser mencionada como acompanhante fiel na última carta de Paulo.

As mulheres da Bíblia, quando estudadas cuidadosamente, são vistas como poderosas, cada uma à sua maneira, e exerceram influências reconhecidas hoje como importantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível