Lista de pedras preciosas por aniversários

Escrito por trish jackson | Traduzido por alice matos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de pedras preciosas por aniversários
As ametistas geralmente são roxas e reconhecidas coma a pedra de fevereiro (raw amethyst image by Igor Groshev from Fotolia.com)

As primeiras civilizações acreditavam que pedras preciosas tinham propriedades mágicas e traziam saúde e cura. Os primeiros astrólogos ligavam as diferentes cores das pedras com os signos do zodíaco e as pessoas as carregavam com elas para ter sorte. Depois, elas começaram a usá-las como joias. Nos tempos modernos, cada gema é atribuída a um mês e signo do zodíaco.

Granada: janeiro ou Capricórnio (22 de dez. - 19 de jan.)

A granada ganhou este nome da romã e é feita de uma complexa combinação de elementos. A pedra, que também é conhecida como rodolita ou pedra rosa, é mais comumente encontrada em vermelho, lembrando as sementes de romã. Elas podem ser encontradas em várias outras cores, exceto azul. Os egípcios as usavam há mais de 3000 anos, e eles acreditavam que ela trazia fé, verdade, amizade e constância. Sua cor de sangue contribuiu para seu uso como cura para hemorragia. Tribos asiáticas eram conhecidas por usarem-nas como balas.

Ametista: fevereiro ou Aquário (20 de jan. - 18 de fev.)

Ametistas são quartzo puro e vêm em vários tons de roxo, de violeta claro a roxo escuro. Elas são associadas a mitos e lendas por séculos e acredita-se que mantenham a lucidez de quem a usar, o que fez com que ela ganhasse a reputação de combater os efeitos do álcool.

Aquamarine ou heliotrópio: março ou Peixes (19 de fev. - 20 de março)

Aquamarinas, uma forma azul de berilo nomeada pela água (aqua) e pelo mar (marine), tem uma cor azul clara, mas pode ser verde-azulada clara também. Dizem que ela tem efeito calmante em quem a usa, e ajuda a controlar o temperamento. Marinheiros as usavam para ter uma viagem segura.

O heliotrópio é outra pedra associada a março. Composta de jaspe verde escuro com manchas vermelhas, os babilônicos acreditavam que ela tinha poderes de cura, especialmente em doenças do sangue. A lenda diz que ela foi criada quando o sangue de Cristo respingou em jaspe quando Ele foi pendurado na cruz. Elas são principalmente encontradas em riachos e leitos de rios.

Diamante: abril ou Áries (21 de março - 19 de abril)

Diamantes são as pedras mais reconhecidas e cobiçadas, e também é a substância mais dura da Terra. Feita de carbono puro, seu brilho é o que o torna tão atraente. Acredita-se que esta pedra traz poder, riqueza e boa sorte a quem a possui. Tradicionalmente sem cor, os que são coloridos também são muito caros.

Esmeralda: maio ou Touro (20 de abril - 20 de maio)

Esmeraldas são a forma verde escura do berilo, e são populares há eras. O Santo Graal foi, supostamente, esculpido de uma esmeralda que caiu da coroa de Satanás quando ele desceu ao inferno. Acredita-se que elas trazem boa sorte e juventude eterna.

Pérola, alexandrita e pedra da lua: junho ou Gêmeos (21 de maio - 21 de junho)

Pérolas são formadas quando uma irritação em uma ostra faz com carbonato de cálcio seja depositado na concha. Elas eram populares no império romano e caras por não precisar de polimento ou facetamento para realçar sua beleza. No começo de 1900, foi descoberto que as pérolas podiam ser "cultivadas" ou criadas pelo homem, e a maioria delas vendidas hoje em dia não ocorrem naturalmente.

A alexandrita foi descoberta em 1800 na Rússia e também é atribuída a junho e gêmeos. Esta pedra, uma forma de crisoberilo, parece mudar de cor em diferentes luzes, de verde escuro a roxo brilhante.

A pedra da lua também é de junho, e é sagrada na Índia. Ela é parte da família feldspato e são translucidas com um jogo flutuante de luz chamado adularescência.

Rubi: julho ou Câncer (22 de junho - 22 de julho)

Os rubis são as formas mais puras de corundum vermelho, e são parentes das safiras, que são o corundum azul. O corundum é uma forma cristalina de óxido de alumínio, é a o segundo mineral mais duro conhecido pelo homem, depois do diamante. Apenas os cristais de corundum vermelho escuros podem ser chamados de rubi, e eles são muito raros, por isso os rubis são uma das pedras mais caras do mundo. Diz-se que eles produzem calor se segurados nas mãos, e que trazem boa saúde, sabedoria e sucesso no amor. O corundum sem qualidade de pedra preciosa é usada como material abrasivo industrial.

Peridoto ou sardônica: agosto ou Leão (23 de julho - 22 de agosto)

Peridoto ou olivina foi uma pedra preciosa popular por mais de 3500 anos. Sua cor amarelo-esverdeada vem do ferro no silicato de magnésio de ferro, e são formadas em vulcões. Acredita-se que ela espanta maus espíritos.

A sardônica, uma forma de ônix, também é uma pedra de agosto. Acredita-se que traz coragem e vitória, tem camadas de preto e faixas marrom avermelhadas, e foi usada para esculpir camafeus e seus opostos recuados, entalhes.

Safira: setembro ou Virgem (22 de agosto - 22 de setembro)

Acredita-se que a safira protege as pessoas queridas do perigo. Elas são, geralmente, tons diferentes de corundum azul, mas também são encontradas em rosa, roxo, verde, laranja e amarelo. Padres antigos e realeza usavam safiras para simbolizar os céus e ter proteção divina. A safira mais cara tem a habilidade de mudar de cor quando vista sob luz incandescente.

Opala ou turmalina: outubro ou Libra (23 de set - 23 de out)

As opalas, diferente de outras pedras, não são cristais, mas sim uma forma endurecida de gelatina. Elas podem ser opacas ou transparentes, e cada pedra tem uma variedade de cores do branco cremoso ao preto com tons de laranja, vermelho, verde, amarelo ou azul.

Turmalinas também são um pedra de outubro, e são muito caras por terem várias cores em um único cristal, que se presta a designs únicos. Como as granadas, elas são feitas de uma combinação de minerais que cria cores diferentes.

Topázio e citrina: novembro ou Escorpião (24 de out - 21 de nov)

Topázio, silicato de alumínio e hidróxido de fluoreto, foi valorizado por séculos por sua cor amarelo claro, mas também ocorre em rosa-alaranjado e roxo.

Citrina, que pode variar de amarelo pálido para marrom alaranjado, é geralmente confundido com topázio, mas é uma forma de quartzo. Alguns acreditam que pode curar problemas no fígado e rins. Também tem a reputação de dar energia e inspiração para quem a usar.

Turquesa, tanzanita ou zircônio: dezembro ou Sagitário (22 de nov - 21 de dez)

A turquesa é usada em joias por mais de 4000 anos e foi importante para os nativo-americanos do sudeste. Acreditava-se que ela impedia uma pessoa de cair.

Tanzanita, uma forma azul de zoisite, foi descoberta em 1960 e valorizada por sua cor azul escuro a roxo, que é parecida com a cor da safira azul. Só ocorre na Tanzânia.

Zircônio, outra pedra de dezembro, é parecida com o diamante em aparência, e vem em uma variedade de cores, incluindo azul, marrom, verde, vermelho e transparente sem cor. Acredita-se que ajuda com a insonia, alivio da dor e aumenta o apetite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível