Lista de pedras preciosas para um refratômetro

Escrito por kyla chele cambrooke | Traduzido por ana rodrigues
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de pedras preciosas para um refratômetro
Gemas têm diferentes faixas de índice de refração (Comstock/Comstock/Getty Images)

Gemologistas utilizam um refratômetro para ajudar a identificar gemas. É um dos principais instrumentos gemológicos e uma das mais poderosas ferramentas utilizadas por profissionais da área. O refratômetro mede o índice de refração, ou a velocidade da luz, em várias pedras preciosas. Se você estiver trabalhando com pedras preciosas montadas ou pedras soltas, o refratômetro pode medir o índice de refração, independentemente da opacidade ou transparência da pedra. Tome quatro leituras diferentes da pedra preciosa e registre as leituras mais baixas e mais altas para calcular a birrefringência. A birrefringência é a diferença entre a maior e a menor leituras.

Outras pessoas estão lendo

Peridoto

Quando se trata de peridotos, a maioria das pessoas pensa em uma pedra preciosa de cor verde. No entanto, ele também pode ter uma aparência amarelada ou marrom, dependendo da quantidade de ferro na gema. A palavra peridoto vem da palavra grega "risperidona", que significa "dar riqueza." Alguns depósitos de peridoto estão localizados na China e no Arizona. As faixas de índice de refração do peridoto variam de 1,654 - 1,690 (± 0,020), dependendo da quantidade de ferro presente na pedra, e tem um alcance de birrefringência de 0,035 a 0,038.

Espinélio

Espinélios são raros, por isso a maioria das pessoas só vê imitações criadas em um laboratório. Essas pedras raras vêm em vários tons, incluindo vermelho, azul, roxo e rosa. Elas têm um índice de refracção de 1,718 (+ 0,017, - 0,008). O espinélio é extraído na Tanzânia, Sri Lanka e Tadjiquistão.

Ametista

Ametista é um tipo de quartzo microcristalino. Ele tem aparência roxa, variando de violeta-claro para um tom forte e profundo. Além disso, as pedras preciosas podem mudar de cor com o calor. As faixas de índice de refração da pedra variam de 1,544 - 1,553 e oferece uma gama de birrefringência 0,006-0,009. O Brasil e o Uruguai têm inúmeros depósitos de ametista.

Citrina

A maioria das pessoas conhece a pedra citrino pelo nome de "topázio-ouro", "topázio-espanhol" ou "madeira-citrino." Também é parte da família de quartzo microcristalino. A pedra pode variar na cor de ouro, amarela ou marrom, e recebe o seu nome a partir do amarela de um limão. Depósitos de citrino estão localizados na Europa, Uruguai e Brasil. A pedra tem uma faixa de índice de refração de 1,544 - 1,553 com uma birrefringência de alcance entre 0,3885 e 0,3887.

Granada

A maioria das pessoas pensa em granadas como pedras preciosas em vermelho escuro. No entanto, o mundo é lar de uma variedade de granadas com cores como: laranja-fogo, amarelo vibrante, tons de verde e tons quentes de terra. Às vezes, granadas verdes, conhecidas como tsavoritas, são confundidas com esmeraldas ou peridotos. O índice de refração varia entre 1,730 e 1,895 com uma birrefringência de 1,165. A maioria dos depósitos de granada são encontrados na África, América do Sul, Rússia, Índia e América Central.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível