×
Loading ...

Lista de plantas exclusivas de florestas caducifólias

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Durante o outono, as árvores das florestas caducifólias perdem suas folhas se preparando para o inverno. Devido à falta de clorofila, as folhas se tornam de muitas cores, brilhando com vermelhos, dourados e alaranjados. Um fator único de muitas árvores nesse tipo de floresta é a sazonalidade: elas perdem suas folhas no outono, tudo fica frio e a vida acontece no subterrâneo durante o inverno. As folhas retornam na primavera e o verão traz copas cheias de folhas. Outras plantas nesse tipo de florestas vivem em zonas medianas (mudas e árvores pequenas), zonas medianas mais baixas (arbustos), a camada das herbáceas, flores silvestres e samambaias no chão, os musgos, líquens e fungos.

O outono traz a tona as cores das árvores nas florestas decíduas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Árvores altas

Esse estrato de árvores, de 10 a 30 metros de altura, é composta de árvores como o carvalho, o ácer, as tílias, a nogueira, a faia, os sicômoros e a liquidâmbar. As coníferas também vivem nas florestas decíduas temperadas, incluindo pinheiros e píceas. Outras espécies de árvores incluem tulipeiros, vidoeiros, freixos e cerejeiras negras.

Loading...

Estrato das mudas

Árvores pequenas e mudas constituem esse estrato. Ele inclui não apenas as árvores mais novas que podem ou não amadurecer dependendo da luz do sol que passa pelas árvores maiores, mas também árvores que florescem enquanto ainda pequenas, como plantas dos gêneros Cornus e Cercis, que decoram as florestas decíduas na primavera. Os ginkos e plantas do gênero Amelanchier também habitam esse estrato da floresta.

Camada dos arbustos

Arbustos compõem a próxima camada mais baixa das florestas decíduas. Umbelluarias, rododendros e arbustos frutívoros como mirtilos, amoras silvestres e alguns temperos geram alimento e sombra para algumas criaturas da floresta, como tâmias e tartarugas.

Estrato das herbáceas

A camada das herbáceas é composta por plantas que florescem na primavera, como claytonias, salsaparrilhas, violetas, nabos indianos, trilliuns, cipós do reino e outras. Antes que as árvores fiquem cheias de folhas e bloqueiem a passagem do sol até o solo, as florestas explodem em flores. Elas morrem rapidamente quando as folhas crescem e tiram a luz essencial.

Na primavera, as flores silvestres enchem a camada do solo das florestas decíduas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Camada do chão

A camada do solo das florestas caducifólias é cheia de líquens e variedades de musgos que crescem no chão ou nos troncos de árvores. Muitos fungos também se estabelecem aqui. Duas das espécies comestíveis são morchellas e chapéus-de-cobra. Os cogumelos "orelha-de-pau" crescem nas laterais das árvores. Os musgos e líquens podem cobrir troncos de árvores caídos. As folhas mortas no outono e tudo mais que caia das árvores e arbustos cobrem o solo em uma rica camada em decomposição, o que o transforma com o tempo em um solo rico e fértil.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...