on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Lista de plantas com folhas roxas e verdes

Atualizado em 19 julho, 2017

O roxo é tradicionalmente associado com a realeza e pode transmitir essa sensação para um jardim também. Há muitas plantas com folhas roxas e verdes. Ao planejar uma paisagem, use folhagens roxas com flores amarelas ou brancas para um impacto extra. Evite combinar uma folhagem roxa com flores vermelhas, pois essa combinação tende a ser conflituosa.

As folhas roxas da coléus adicionam um toque de realeza (phetphu/iStock/Getty Images)

Escudo persa (Strobilanthes dyerianus)

O escudo persa é uma planta com folhagem espetacular e folhas roxas, prata e verde iridescentes. Combine-as com flores amarelas para obter um efeito surpreendente. Pode os botões para estimular a ramificação e deixar sua planta mais volumosa. Planeje o espaço para uma altura de 0,5 m a 1 m e cerca de 0,5 m de distância. O escudo persa prefere sol pela manhã e sombra à tarde. Na casa, mantenha-o em áreas bem iluminadas. Na maioria das zonas de resistência ela é uma planta anual.

Loading...
O escudo persa possui flores iridescentes (Hubert ISSELÉE/iStock/Getty Images)

Abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea)

As folhas espessas em forma de lança fazem do abacaxi-roxo uma excelente fronteira ou planta de cobertura do solo. As folhas são roxas embaixo e listradas de verde e roxo na parte superior. A planta se espalha a partir das raízes, formando aglomerados espessos. Ela é pequena, crescendo apenas de 15 a 30 cm de altura. Nas zonas tropicais e subtropicais, o abacaxi-roxo é considerado uma praga invasora que escapa para as zonas úmidas e expulsa plantas nativas.

Couve-de-folhas (Brassica oleracea)

Uma excelente planta decorativa ou de fronteira, a couve-de-folhas possui folhas grossas, com babados em padrões de cores incomuns que chamam a atenção. As folhas formam rosetas soltas, em vez de cabeças de repolho compactas. Os padrões de cores são vermelho-púrpura e verde, verde e branco e azul-púrpura e são mais vivas em climas frios (abaixo de 15 °C), por isso é muitas vezes usada na primavera e outono em climas moderados e no inverno em zonas tropicais e subtropicais. Ela cresce até cerca de 30 cm de altura e 45 cm de largura. Coloque-a em um local com bastante sol.

A couve-de-folhas deve ficar exposta ao sol (jaranya/iStock/Getty Images)

Cóleus

A cóleus é uma planta doméstica popular, que também pode ficar suspensa e é muito comum em paisagismos de verão. Muitas variedades estão disponíveis em vários tons. Algumas possuem folhas verdes com veias roxas profundas, outras apresentam folhas cor de vinho com bordas verde-limão, enquanto outras são compactas, com folhas de cor vermelha-púrpura e verde. A cóleus cresce em todas as zonas de resistência e pode atingir de 30 cm a 1 m de altura e até 1 m de largura. Um solo bem drenado é essencial, pois a planta é suscetível à podridão radicular. A planta se enraíza facilmente colocando mudas na água.

Muitas variedades de cóleus estão disponíveis (damnura/iStock/Getty Images)

Judeu errante (Tradescantia zebrine)

Uma bela cobertura de solo de folhagem listrada de roxo e verde-oliva é a Tradescantia, às vezes chamada de judeu errante. Essa planta cresce de 15 a 30 cm de altura, mas cobre todo o solo de maneira prostrada. As flores são pequenas e rosas ou brancas, no entanto, a folhagem é a principal atração dessa planta. A Tradescantia pode ser plantada ao ar livre e dentro de casa em qualquer lugar. Ela se enraizá facilmente com a poda.

A folhagem é a principal atração dessa planta (kurga/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...