×
Loading ...

Lista de plantas de jardim que sobrevivem ao inverno

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando se pensa em um jardim, o começo da primavera e do verão surge na mente dos jardineiros. Por ser um período de frio e, às vezes, chuva e até neve, o inverno não é a estação ideal para plantar legumes ou flores. Porém, existem várias espécies de plantas que sobreviverão às temperaturas mais frias. Ter a informação correta sobre as culturas que pode plantar no inverno assegurará uma produção saudável.

Jardim (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Culturas de maturação precoce

As culturas de maturação precoce são as mais rápidas entre as produzidas no inverno, chegando a atingir os 30 dias. O brócoli, a alface, a mostarda e o espinafre são ótimas plantações para o inverno que se mantêm saudáveis mesmo com temperaturas geladas. Cebolinha e rabanetes são plantações de raiz, ideais para plantar nessa época do ano. Plante-as a meio de março para uma maturação precoce no inverno. Essas plantas são colhidas até a primavera. Plante-as sob pleno sol e irrigue a cada dois ou três dias.

Loading...
Brócolis (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Culturas de meia-estação

As culturas de meia-estação requerem aproximadamente 60 dias para serem colhidas. As cenouras, alho-porro, nabos e kohlrabi são plantações de raiz muito populares no inverno. O repolho, couve-flor, couve e acelga são culturas de inverno resistentes. Plante-as em fevereiro para colher no inverno. Elas são resistentes a baixas temperaturas. Essas culturas requerem sol pleno e rega moderada, no mínimo a cada dois ou três dias.

Nabos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Culturas de maturação tardia

Beterrabas, cenouras, pastinaca, rutagaba e cebola amarela são plantações de maturação tardia. Essas plantações incluem a couve-de-bruxelas, repolho, couve-flor e feijão-fava. Essas plantas levam 90 dias a atingir a maturação. Cultive-as sob pleno sol e rega moderada a cada três dias, a menos que ocorra precipitação em sua área de residência.

Beterrabas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Flores de inverno

Existem várias flores que se destacam no inverno. Os amores-perfeitos são uma das plantas de inverno mais resistentes e comuns. Elas são facilmente encontradas em centros de jardinagem, sendo bienais e conhecidas por sobreviverem a geadas. Elas requerem pleno sol ou sombra parcial e florescem no final do outono até o começo do verão. Originárias do México, as poinséttias são plantas de inverno tradicionais. Elas apresentam flores grandes de coloração vermelho brilhante ou branco e são usadas no exterior e interior durante o inverno. De acordo com a Universidade de Illinois, nos EUA, essas flores representam 85% de todas as plantas envasadas vendidas durante os feriados no inverno.

Amores-perfeitos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Dicas de jardinagem

Existem muitas dicas e métodos fáceis que maximizam a capacidade de resistência das plantas no inverno. Embora não seja necessário plantar em canteiros elevados, isso reduzirá a probabilidade do solo congelar durante as geadas e temperaturas muito frias. A serragem funciona como isolante para o sistema de raízes das plantas. Adicione, no mínimo, uma camada de 1,2 cm de serragem na superfície do jardim, antes de chegarem as temperaturas geladas de inverno.

Serragem (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...