on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Lista de plantas nativas da Jamaica

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Descoberta em 1494 por Cristóvão Colombo, a Jamaica é uma ilha montanhosa localizada entre a Fossa Cayman e o canal da Jamaica, de acordo com o site Jamaicans.com. Essa ilha é habitada por índios taino nativos e ex-escravos africanos. A indústria jamaicana começou com cacau, açúcar e café, e o seu clima tropical, úmido e temperado permite um grande crescimento de plantas. Por consequência disso, 10% da terra é utilizada permanentemente para a agricultura. A Jamaica tem muitas plantas nativas naturais; no entanto, o desmatamento e a poluição pesada tornaram necessário que algumas dessas espécies fossem protegidas, incluindo a flor nacional, de acordo com o "Central Intelligence Agency World Fact Book".

A Jamaica tem muitas plantas nativas, incluindo a pimenta da Jamaica, o arbusto jamaicano e o pau-santo (Banana leaf image by Dreadman from Fotolia.com)

Pimenta da Jamaica

Nativa da América do Sul, das ilhas das Índias Ocidentais e, particularmente, da Jamaica, a Pimento dioica cresce até 9 m de altura em colinas de calcário perto do oceano, de acordo com o site Botanical.com. Chamada de pimenta da Jamaica, essa planta tem gosto de uma mistura de cravo, canela, pimenta e bagas de zimbro, já que o fruto é seco. Eles crescem em árvores de três anos de idade e florescem no verão. A pimenta da Jamaica é consumida principalmente como um tempero, mas também tem propriedades medicinais. Ela pode ser usada para tratar indigestão flatulenta, dores reumáticas e paroxismos histéricos.

Loading...

Arbusto jamaicano

Nativao da América Central, das Índias Ocidentais e da Flórida, o arbusto jamaicano é potencialmente tóxico. Usado como um veneno de peixe em toda a América Central e do Sul, ele age como um inseticida que controla pulgas, piolhos e larvas, mas não é tóxico para animais de estimação. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, ele é usado com propósitos medicinais, mas não deve ser usado sem supervisão médica. A planta tem propriedades analgésicas, ajuda a dormir, é um relaxante muscular, supressor da tosse e redutor da febre e de inflamação. As raízes podem ser cozidas para criar um chá; no entanto, não é recomendável beber o chá sem a aprovação de um médico, já que estudos em humanos são quase inexistentes.

Pau-santo

Nativo da Jamaica, segundo com o site JamaicaTravelAndCulture.com, o pau-santo é a flor nacional do país. Também conhecida como a "árvore da vida", essa planta foi descoberta por Cristóvão Colombo e também é conhecida como pau-ferro. Ela possui flores azuis e roxas que florescem duas vezes por ano. A árvore é utilizada como uma fonte de madeira e de medicação. O pau-santo é utilizado para tratar artrite, gota e sífilis. A madeira é rígida e tem fibras diagonais, impedindo rachaduras e lascas. Devido a isso, ela costuma ser usada em bolas de críquete, mesas de açougues, relógios, cassetetes, rolamentos do eixo de navios e morteiros. O pau-santo cresce em zonas costeiras da Jamaica e é uma árvore protegida; no entanto, a colheita excessiva reduziu significativamente sua população.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...