×
Loading ...

Lista de projetos de ciências sobre poluição

Atualizado em 24 março, 2017

A poluição é a presença de contaminantes no ambiente. As atividades humanas normalmente causam poluição, mas desastres naturais também podem influenciá-la. Ela é prejudicial ao ambiente e aos seres vivos, incluindo os humanos. A poluição severa é uma ameaça à vida. Os estudantes podem completar vários projetos para medir a presença de poluição na área local em que vivem e estudam.

Você pode medir visualmente a poluição do ar, com um pedaço de cartolina e um pouco de vaselina (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

Medindo a poluição do ar

O ar que cerca os humanos frequentemente é poluído. Meça a quantidade de poluição ao redor da sua escola ou casa, prendendo pequenas partículas presentes no ar em uma cartolina branca. Desenhe de quatro a seis quadrados, cada um medindo 7,5 cm de lado, em um pedaço de cartolina branca. Faça um buraco perto do topo de cada quadrado e amarre um pedaço de corda em cada um. Passe uma fina camada de vaselina sobre um lado de cada uma das formas, e pendure-as ao redor da escola. Deixe-as lá por alguns dias e utilize uma lupa para ver qualquer grão de sujeira que tenha ficado preso na vaselina.

Loading...

Poluição visível da água

O lixo polui canais naturais. Leve os alunos a um riacho ou lago local. Divida-os em grupos e peça para que identifiquem e removam qualquer poluição da água. Forneça luvas e sacos plásticos e dê aos grupos um limite de tempo. Os alunos encontrarão uma variedade de itens, como pedaços de metal, plástico e pneus usados. Deixe-os colocar esses itens em sacos e levá-los de volta para a escola para serem descartados. Discuta as consequências da poluição da água durante a aula no dia seguinte.

Poluição invisível em canais naturais

A água visivelmente limpa pode continuar contendo poluentes. Utilize vários líquidos transparentes, como vinagre branco, água com açúcar, água com sal e água misturada com ácido cítrico para esse projeto. Os alunos demonstrarão que água translúcida pode conter contaminantes, mergulhando um cotonete dentro de cada líquido e provando-os. Deixe que eles anotem suas descobertas e complete o projeto promovendo uma discussão com relação à poluição invisível em rios, córregos e lagos. Discuta também o efeito desse tipo de poluição na vida selvagem, principalmente em criaturas aquáticas.

Como a poluição afeta a vida aquática

Colete água de um córrego, lagoa ou riacho locais. Coloque 10 dáfnias ou pequenas cladoceras nessa amostra de água. Coloque outras 10 dáfnias em um recipiente similar, cheio de água da torneira sem cloro, que é apropriada para consumo humano. Observe a dáfnia em ambos os recipientes por um período de oito horas e procure por sinais de estresse, tais como comportamento natatório anormal. Faça anotações sobre as mudanças de comportamento e quaisquer mortes dentre as cladoceras na água de córrego, lagoa ou riacho. Descreva os efeitos da poluição na dáfnia durante a discussão em sala no dia seguinte.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...