on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Lista dos recursos naturais da Rússia

Atualizado em 17 abril, 2017

A Rússia é o maior país do mundo e é rico em matérias-primas e recursos naturais. De acordo com a Administração de Informações de Energia dos EUA, a Rússia tem as maiores reservas de gás natural do mundo e a segunda maior reserva de carvão. Ela também tem a oitava maior reserva de petróleo. O Ministério dos Recursos Naturais da Federação Russa formula políticas e regula o estudo, renovação e conservação dos recursos naturais.

O clima, terreno e distância prejudicam a exploração dos recursos naturais da Rússia (russia. winter. image by Maxim Fedorov from Fotolia.com)

Petróleo

No começo de 2010, a Rússia tinha reservas de 60 bilhões de barris de petróleo. Muito do petróleo da Rússia está localizado na região da Sibéria, perto dos montes Urais. Após o colapso da União Soviética, o país privatizou a indústria do petróleo e hoje empresas nacionais dominam o mercado. As empresas internacionais podem investir no mercado de petróleo russo, mas as autoridades do estado controlam rigorosamente esses investimentos. A maior parte do petróleo encontrado é exportado para os mercados europeus através de uma extensa rede de gasodutos.

Loading...

Gás

A Rússia mantém uma das maiores reservas de gás do mundo, sendo ele encontrado na Sibéria Ocidental e em certas áreas do norte do país. A produção de gás natural é feita principalmente pela empresa Gazprom, grande parte de propriedade do governo, embora alguns produtores independentes operem nesse mercado. A Gazprom também controla as reservas de gás da Rússia. O gás natural é exportado através de gasodutos aos mercados europeus e asiáticos. Em 2010, nove grandes gasodutos operados por toda a Rússia e novos gasodutos estavam em processo de construção.

Minério de ferro

A Rússia tem uma grande indústria de ferro e aço. No século 18, os depósitos de minério de ferro foram encontrados nos montes Urais, mas as dificuldades em acessar a região montanhosa dificultaram a mineração. No século 20, uma abordagem mais sistemática foi usada para a exploração de minério de ferro na Rússia. Hoje, grande parte do minério de ferro é encontrado na região de Kursk, no sudoeste do país. A anomalia magnética de Kursk é a maior bacia de minério de ferro do mundo, sendo grande parte consumida pelo mercado interno, mas um pouco é exportado internacionalmente.

Ouro

É dito que Pedro, o Grande, instituiu a garimpagem e mineração na Rússia. A primeira mina de ouro russa foi criada no século 18. Hoje, o ouro pode ser encontrado em muitas regiões do país e sua extração é estritamente regulamentada pelas autoridades russas. As licenças para mineração são procuradas e somente são aprovadas após um longo processo. Embora no passado a mineração de ouro fosse totalmente monopolizada pelo Estado, ela passou a ser semiprivatizada na década de 1990.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...