Lista de regras para colegas de quarto

Escrito por james gilmore | Traduzido por alexandre guerra
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de regras para colegas de quarto
Colegas de quarto (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Um ambiente limpo e confortável é importante para manter uma vida produtiva e sem estresse. Se você mora com colegas de quarto, é preciso estabelecer regras para assegurar que cada pessoa esteja fazendo a sua parte e respeitando o direito dos outros. Uma lista de regras para os colegas ajudará a manter o local limpo, com privacidade e amigável.

Outras pessoas estão lendo

Barulho

Fazer festas até tarde da noite e escutar música alta é muito bom, a menos que você more com alguém que precisa trabalhar às 6h30 da manhã do outro dia. Colegas de quarto precisam estabelecer regras sobre os níveis de barulho durante o dia e a noite. Exceto se vocês trabalharem no mesmo emprego e fizerem as mesmas coisas, você e o seu colega terão horários diferentes que exigem silêncio em diferentes horas do dia. É preciso respeitar o direito de silêncio dos outros para que seja possível dormir, estudar e manter um clima pacífico na residência. Por exemplo, você pode decidir com o seu colega que barulhos não são permitidos aos fins de semana a partir das 22h.

Lista de regras para colegas de quarto
Som alto (John Howard/Lifesize/Getty Images)

Comidas e pertences

O fato de você compartilhar a mesma geladeira com um colega não significa, necessariamente, que você pode comer suas sobras, exceto se ele autorizar. Colegas de quarto precisam estabelecer limites em termos de comida, espaço e pertences. Considerando a comida, pode-se decidir separar tudo ou permitir o uso compartilhado de alimentos indispensáveis como leite e pão. Anotar as iniciais de seu nome nos alimentos fará com que os colegas não mexam neles.

Deve-se, também, criar regras sobre o uso de filmes, livros, roupas e outros itens pessoais. Por exemplo, você pode decidir com o seu colega que não há problemas em emprestarem DVD's um para o outro, caso a pessoa peça permissão primeiro.

Lista de regras para colegas de quarto
Comendo (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Se mudando

A maioria das situações de divisão de moradia termina uma hora ou outra. Os colegas enjoam uns dos outros, mudam-se para outras cidades ou se casam, por exemplo. É preciso determinar um protocolo apropriado para mudanças. É essencial avisar com um certo período de antecedência, para assegurar que os outros possam encontrar um novo local adequado que atenda ao orçamento dos meses seguintes. Por exemplo, deixar claro que o colega precisa avisar um mês antes que vai se mudar pode ser necessário para que outros tenham tempo o suficiente para providenciar o orçamento para cobrir a perda. Também é necessário decidir quem é o responsável por procurar uma nova pessoa: quem vai se mudar ou quem vai ficar. Se a pessoa que vai se mudar é a responsável, o outro terá que morar com o colega que ela escolher.

Lista de regras para colegas de quarto
Mudança (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Tarefas

Se você constantemente se vê pisando nas coisas que seu colega deixa espalhadas e lavando a louça todo dia, com certeza não existem regras relacionadas com limpeza e divisão de tarefas onde mora. É preciso ter responsabilidade e respeitar a necessidade de limpeza dos outros. Estabelecer regras de atividades domésticas propiciará um ambiente mais limpo e a sensação de que cada um está fazendo sua parte.

Há diversas maneiras de organizar as tarefas. Pode-se distribuir uma obrigação para cada um, como encarregar alguém de ser o limpador oficial da cozinha. Também é possível alternar as obrigações a cada semana, dando a cada um a chance de fazer os trabalhos mais sujos.

Lista de regras para colegas de quarto
Limpeza (Creatas/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível