Lista de rochas ígneas extrusivas

Escrito por amanda rumble | Traduzido por joanna riva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de rochas ígneas extrusivas
Rochas ígneas extrusivas são formadas a partir do magma na superfície terrestre (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Rochas formadas a partir do magma dentro da Terra são chamadas de rochas ígneas. Rochas ígneas podem se formar do lado de dentro da Terra, sendo conhecidas como intrusivas, ou do lado de fora, após serem expostas à água e ar, chamadas de extrusivas. Rochas extrusivas possuem pouco ou nenhum tempo para se cristalizar, e como resultado, os cristais são muito pequenos ou microscópicos.

Outras pessoas estão lendo

Basalto

O basalto é uma rocha ígnea extrusiva de coloração bastante escura. Ele é bastante abundante abaixo do assoalho oceânico e é a rocha mais comum na crosta terrestre, sendo formado no derretimento do manto superior. Pontos quentes ao redor do mundo também formam basalto, como as ilhas de Galápagos e do Havaí, que são essencialmente vulcões escudo.

Obsidiana

A obsidiana, também conhecida como vidro vulcânico, é basicamente dióxido de silício formado ao entrar em contato com a água. Sua coloração varia entre preto e verde ou roxo. A obsidiana pode capturar bolhas de ar durante sua formação, o que produz efeitos coloridos como faixas e manchas.

Andesito

O andesito recebeu este nome por causa das montanhas dos Andes. Ele é formado em margens continentais nas placas tectônicas oceânicas. O andesito é composto de plagioclásio, piroxênio, magnetita, quartzo e titanita, sendo encontrado em colorações em tons de branco ou cinza.

Dacito

O dacito é uma rocha ígnea extrusiva rica em ferro, de coloração clara, que foi descoberta pela primeira vez em Dácia, uma província do Império Romano, de onde herdou seu nome.

Komatiito

O komatiito é uma rocha ígnea extrusiva muito rara, formado apenas a partir de magma de temperatura altamente elevada. Devido à temperatura tão elevada da lava, ele é similar à água. A Terra não possui condições adequadas para sua formação, não o tendo formado a mais de 2 bilhões de anos, fazendo com que as formações de komatiito encontradas tenham no mínimo essa idade. Ele aparece em vários tons de cinza.

Púmice

O púmice possui coloração de cinza claro a escuro e se forma a partir da lava que é rica em gases ou ar. Quando a lava forma uma textura espumosa, o púmice é criado. Ele é tão leve e areado que muitas vezes flutua na água. Sua textura áspera o torna ideal na indústria de beleza para a esfoliação de pele morta ou seca.

Riólito

O riólito é uma rocha muito comum que se encontra em colorações brancas e cinzas. Ele é similar em composição ao granito, apesar de ser extrusivo enquanto o outro é intrusivo. Seus cristais são muito pequenos, tornando difícil, se não impossível sua visualização. O riólito geralmente é utilizado em decoração e joias devido suas cores integradas em bandas.

Escória

A escória possui colorações de vermelho profundo a preto. É menos viscosa que o púmice, também sendo formada a partir de lava rica em gases. Ela é mais pesada que o púmice, não flutuando na água. A escória é a rocha primária em vulcões cone cinza. Ele não possui muitos usos e seu nome deriva do termo que significa "lixo".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível