Lista de testes padronizados de avaliação de leitura

Escrito por lynda van kuren | Traduzido por isabel ferreira
Lista de testes padronizados de avaliação de leitura
As avaliações de leitura fornecem informações de diagnóstico e nível de habilidade (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Os testes padronizados são um componente essencial do ensino da leitura. Eles fornecem dados sobre o conhecimento e a habilidade do aluno, e são um meio de medir seu progresso. Assim, eles são ferramentas que os educadores podem usar para obter a informação necessária para fazer os planos de ensino apropriados. Além disso, os dados recolhidos nesse teste podem ser usados para informar a instrução individual e a da sala.

Benefícios

Embora os testes padronizados sejam apenas um meio de medir a capacidade de leitura do aluno, eles têm que ser válidos e confiáveis. Uma avaliação confiável é aquela que é consistente. Ou seja, os alunos vão receber a mesma pontuação no teste, se dado nas mesmas circunstâncias. Um teste válido é aquele que mede o que se pretende. Atendendo esses critérios, os testes padronizados devem ser incluídos nas avaliações de leitura dos alunos.

Teste abrangente do processamento fonológico

O Comprehensive Test of Phonological Processing (Teste abrangente do processamento fonológico) usa uma variedade de métodos para determinar a capacidade do aluno em entender e usar o conhecimento fonológico. O conhecimento fonológico é o conhecimento que os alunos têm de que as palavras são feitas de som. Outro aspecto do conhecimento fonológico é a capacidade do aluno perceber sons individuais feitos nas palavras. Os sub-testes exigem que os alunos combinem palavras que começam com o mesmo som, que terminem com o mesmo som e repitam-na, parando em cada fonema. Outros sub-testes pedem que os alunos repitam uma palavra com um fonema escondido ou repitam uma palavra sem sentido. Além do processamento fonológico, o teste também mede a memória verbal e a nomeação automática rápida (a rapidez que um aluno nomeia os objetos de uma imagem).

Avaliação de diagnóstico precoce de leitura

O The Early Diagnostic Assessment (Avaliação de diagnóstico precoce de leitura) testa a pré-leitura através de habilidades de leitura básicas. Os sub-testes abordam o reconhecimento de letras, rimas, habilidades de consciência fonológica, reconhecimento de sílabas e leitura. Os sub-testes adicionais avaliam a compreensão da leitura e da audição do aluno. Também há um sub-teste que mede a habilidade de reconhecer que palavras podem ter vários significados. O teste pode ser individual. Dependendo do nível de habilidade do aluno, alguns sub-testes são opcionais ou são recomendados outros adicionais.

Indicadores dinâmicos de habilidades básicas de alfabetização precoce

O Dynamic Indicators of Basic Literacy Skills (Indicadores dinâmicos de habilidades básicas de alfabetização precoce) avaliam três das cinco grandes ideias para começar a leitura. São elas: conhecimento fonológico, princípio alfabético e fluência na leitura. O princípio alfabético é o entendimento do aluno de que as palavras são feitas de letras ou símbolos que representam sons. O teste não avalia vocabulário ou compreensão de leitura (as outras duas grandes ideias). Esse teste também inclui um sistema de dados de desempenho do aluno.

Lista de testes padronizados de avaliação de leitura
Os testes padronizados de leitura avaliam as habilidades de pré-leitura através da compreensão de partes complexas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Teste de leitura oral

Este teste é amplamente utilizado para medir a capacidade dos alunos em lerem oralmente. Ele testa a taxa de leitura, precisão, fluência e compreensão. Ele também pode ajudar a identificar indivíduos que leem com dificuldade e diagnosticar seus pontos fortes e fracos. O teste consiste em parágrafos cada vez mais complexos que o aluno deve ler em voz alta e corresponder com questões de compreensão. O teste pode ser aplicado a alunos com até 18 anos.

Teste de eficiência de leitura de palavra

O Test of Word Reading Efficiency (Teste de eficiência de leitura de palavra) tem dois sub-testes. Um avalia a capacidade do aluno com palavras reais e o outro com palavras falsas. Ler palavras falsas quantifica a capacidade do aluno para decodificar foneticamente. Os alunos devem ler o máximo de palavras em um tempo específico. O teste pode ser usado com alunos de até 24 anos. À medida que o sub-teste tem duas palavras difíceis, o teste pode ser dado com avaliação pré e pós.

Avaliação de leitura em grupo e avaliação diagnóstica

A Group Reading Assessment and Diagnostic (Avaliação de leitura em grupo e avaliação diagnóstica) fornece formas alternativas para cada nível de teste, que podem variar da educação infantil à pós-graduação. Ele avalia compreensão de leitura e de audição, capacidade de decodificação, conhecimento do alfabeto, vocabulário e consciência fonêmica. O teste inclui várias opções de pontuação e um sistema de informação e gestão online, através do qual o progresso do aluno pode ser monitorado.

Teste de domínio de leitura

O Woodcock Reading Mastery Tests (Teste de domínio de leitura) pode ser usado para alunos entre quatro anos até a idade adulta. Ele inclui duas versões, então pode ser dado como pré e pós teste. A avaliação inclui vários sub-testes: conhecimento fonológico, identificação de letra e palavra, fluência na leitura oral, ataque ao texto, compreensão de palavra e de passagem. A avaliação é dada individualmente aos alunos e ele é geralmente usado com aqueles que lutam com a leitura. O teste pode ser usado em avaliações para identificar alunos com deficiências cognitivas.

Teste de habilidades básicas

O Iowa Test of Basic Skills (Teste de habilidades básicas) serve para múltiplos propósitos: identificar o nível de habilidade individual dos alunos para cada área testada, avaliar os pontos fortes e fracos na área e monitorar o crescimento anual. Ele tem dois níveis: nível 5-8 (primeiros anos) e 9-13 (3º a 8º anos). Os testes do nível 5-8 avaliam vocabulário, análise de palavras e compreensão de leitura. Os testes do nível 9-14 avaliam vocabulário e compreensão de leitura.

Considerações

Existem várias avaliações padronizadas para cada habilidade de leitura. Ao determinar qual utilizar, os educadores devem garantir que elas sejam alinhadas com o currículo escolar. Além disso, quando as decisões são tomadas a respeito da colocação dos alunos, é essencial incluir testes padronizados confiáveis.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível