Lista dos tipos de comportamento animal

Escrito por ann craney | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista dos tipos de comportamento animal
Brincar é um comportamento importante que ajuda os animais a aprenderem técnicas de sobrevivência. (little dogs playing in nature image by dinostock from Fotolia.com)

O estudo do comportamento animal, chamado de etologia, é um campo muito amplo, que engloba ambos os comportamentos instintivos e aprendidos e os comportamentos anormais. Dentro de qualquer espécie, em particular os animais, determinados comportamentos podem estar presentes em todos os membros, enquanto outros são mais específicos em certos indivíduos, locais ou situações. Mesmo as mais simples das formas de vida apresentam atividade comportamental.

Outras pessoas estão lendo

Comportamento instintivo

Um tipo de comportamento instintivo são os padrões fixos de ação, que são comportamentos que o animal é forçado a empregar. Por exemplo, algumas aves vão criar os filhotes de outros pássaros se os ovos forem postos em seus ninhos durante a época de aninhamento, porque cuidar de um ovo é um padrão fixo de ação. Outro comportamento instintivo é a impressão, em que um animal bebê aceita uma pessoa, ou mesmo um item, como uma mãe de aluguel. O comportamento sexual também é instintivo, reforçado pela brincadeira, fato que ajuda os animais a aprenderem sobre atrair parceiros e habilidades de acasalamento. Muitos desses comportamentos são ditados por sistemas específicos do corpo, como o sistema nervoso, que responde a estímulos do meio ambiente.

Comportamento aprendido

O comportamento aprendido é importante tanto para os animais selvagens, que devem aprender maneiras específicas e novas para sobreviver, quanto para os animais domésticos que nós treinamos. Os animais podem aprender a antecipar que uma ação terá um resultado previsível através de tentativa e erro, como quando um cão aprende a sentar-se para receber uma recompensa. Isso é chamado de condicionamento operante. Eles também podem aprender que um evento precede outro, como quando o som de uma tigela de metal sendo movida sinaliza que a comida será servida; esse é conhecido como aprendizagem associativa. Os animais também aprendem muito através da observação de outras pessoas e mimetismo. Todos esses comportamentos permitem que um animal se adapte a novas situações e problemas.

Comportamento anormal

Identificar padrões de comportamento permite às pessoas determinarem quando os animais estão se comportando de forma anormal. Esses comportamentos anormais podem ser simplesmente irritante para os donos dos animais; no entanto, em outros casos, eles também podem indicar perigo para o animal e outros, ou mesmo ameaçar sua sobrevivência. Por exemplo, os cães inadequadamente agressivos, que podem estar sofrendo de doença ou trauma, são potencialmente perigosos para si mesmos e para outros. O comportamento pode ser tratado se for identificado como um comportamento anormal e o normal seja restabelecido. O mais importante para a sobrevivência das espécies é acasalar e criar sua prole, e, nesses casos, o comportamento anormal que leva à falta de companheiro ou cuidado com a prole pode apresentar uma ameaça à sobrevivência do animal a longo prazo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível