Lista de verificação das auditorias de recursos humanos

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de verificação das auditorias de recursos humanos
As auditorias de RH visam a garantir que o departamento esteja agindo conforme a filosofia, a missão e os valores da empresa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Uma auditoria de recursos humanos avalia diversas funções do departamento de RH. A auditoria envolve muito mais que apenas a análise dos arquivos dos funcionários para que a empresa se certifique de que eles estão completos e em conformidade com as leis federais e estaduais sobre práticas de contratação. Ela também exige a análise das funções departamentais gerais de RH, a fim de garantir que o departamento esteja agindo conforme a filosofia, a missão e os valores da empresa. Auditar as funções de RH, como relacionamento com funcionários, gerenciamento de riscos e segurança, remuneração e benefícios e recrutamento e seleção, é uma tarefa muito importante.

Outras pessoas estão lendo

Relacionamento com funcionários

Geralmente, a área de recursos humanos que trata dos relacionamentos com funcionários é responsável por abordar os interesses dos colaboradores contratados, desenvolvendo e analisando pesquisas de opinião, auxiliando a liderança de RH no monitoramento do sistema de gerenciamento de desempenho e representando a empresa em questões relacionadas às reclamações sobre proteção no desemprego e práticas injustas de contratação. Uma auditoria dessas funções inclui a revisão do nível de satisfação dos funcionários, que pode ser medida de acordo com as taxas de rotatividade, número de reclamações arquivadas e resolvidas, status dos planos de ação das pesquisas de opinião dos funcionários realizadas recentemente e eficácia do sistema de gerenciamento de desempenho da empresa.

Gerenciamento de riscos e segurança

O objetivo do programa de gerenciamento de riscos e segurança de seu departamento de RH é criar e manter um ambiente de trabalho seguro. No entanto, auditar a função de seu gerenciamento de riscos e segurança vai muito além de simplesmente avaliar sua adesão aos regulamentos federais da Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA). O processo inclui a avaliação da participação dos funcionários na manutenção de um ambiente de trabalho seguro, a medição da eficácia de seu treinamento de segurança (a fim de reduzir o número de acidentes no trabalho) e a oferta de treinamentos relacionados à violência no ambiente de trabalho, às ações de funcionários insatisfeitos e à perturbação da ordem.

Remuneração e benefícios

A auditoria da remuneração e dos benefícios começa com uma análise de suas práticas de remuneração — revise o censo dos funcionários para garantir que suas práticas de pagamento sejam adequadas a cada grupo de tarefas, do modo mais competitivo possível para sua área geográfica e seu setor e, ainda mais importante, para garantir que suas práticas sejam justas. A legislação relacionada aos pagamentos justos — a Lei de Remuneração Justa Lilly Ledbetter, de 2009 —foi uma chamada para que os empregadores analisassem suas práticas. A auditoria dos seus planos de remuneração é demorada; dependendo do tamanho de sua força de trabalho, esta parte da auditoria de RH pode ser mais eficaz se for terceirizada, e não realizada internamente.

Recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção de sua organização determina parte da reputação de sua empresa. Auditar a função de contratação de seu departamento de RH envolve uma revisão do modo como os candidatos são recebidos. Se você conta somente com um sistema de rastreamento de candidatos, oferecendo pouco contato pessoal, meça a eficácia desse sistema. Uma auditoria deve revelar o quanto seus especialistas de contratação são qualificados em relação à estrutura organizacional, aos cargos de cada departamento e às práticas de contratação justa durante o recrutamento e contratação dos candidatos.

Práticas departamentais de RH

Além da auditoria de áreas específicas de seu departamento de recursos humanos, revise a função de RH como um todo e sua relação com os outros departamentos. José Tabuena, consultor de RH contribuinte da "Semana de Conformidade", observa que: "além de estarem expostos ao olhar do público, os programas ineficazes de RH podem prejudicar a capacidade de uma empresa de realizar sua missão, já que reduzem sua competitividade no mercado de trabalho, aumentam os custos financeiros injustificados e colocam a organização em riscos de processos judiciais ou inspeções regulamentares devido à sua não conformidade ou má conduta". Realize a auditoria da função de seu departamento de RH para determinar sua eficácia interna e o papel do departamento como defensor de sua organização em toda a comunidade que ela atende.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível