Lista de verificação de segurança com serras elétricas

Escrito por mary mcnally | Traduzido por mariana pelicano
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Lista de verificação de segurança com serras elétricas
Serras elétricas podem ser perigosas se usadas incorretamente. (construction image by Greg Pickens from Fotolia.com)

Serras elétricas poupam muito tempo em trabalhos, quando usadas corretamente. Elas podem ser usadas por marceneiros profissionais ou por aqueles que tem passatempo de final de semana, para criar qualquer coisa, desde mobília a brinquedos e guarnição. A chave para usar uma serra elétrica com segurança é ler as instruções de segurança antes de fazer seu primeiro corte em madeira e criar uma lista de verificação de segurança para seguir antes de usar a ferramenta.

Outras pessoas estão lendo

Use a serra e lâmina corretas

Se você serra com a mão direita, use uma serra com a lâmina à esquerda, e vice-versa. Você deve ser capaz de ver a lâmina para fazer um corte preciso, e se debruçar sobre a lâmina para ver o corte pode ser perigoso, já que a serra pode escorregar e o atingir no rosto. Saiba quais trabalhos você pode fazer com serras e lâminas particulares. Não usar a serra ou lâmina correta pode fazer com que a serra emperre ou prenda na madeira e volte em sua direção. Desligue a serra antes de trocar a lâmina e verifique se a mesma está presa seguramente antes de religar a serra.

Proteção apropriada

Use seus óculos de segurança, tampões de ouvido e máscara se você pretende criar muita serragem. É fácil acontecer de uma peça voar em seu olho. Até mesmo o menor dos pedaços pode causar danos sérios e infecção. A audição pode ser prejudicada pelo alto som que a serra produz ao cortar a madeira. Serragem irrita problemas respiratórios, como asma, bronquite e doença de obstrução pulmonar crônica, portanto use a máscara para se manter confortável e respirando livremente.

Ferramentas de segurança

Serras elétricas normalmente têm protetores de lâmina, mas muitas pessoas os prendem para cima, fora do caminho. Não confie em um protetor de lâmina para salvar seus dedos. Esses podem sair durante o processo de corte, deixando a lâmina exposta perto de suas mãos. Prenda um trilho de suporte em sua mesa de corte para garantir cortes precisos enquanto protege suas mãos. Use uma peça de plástico em formato de "T" para empurrar os últimos centímetros da madeira a ser cortada contra o trilho de suporte em direção à lâmina.

Enquanto estiver serrando

Use um espaço designado para colocar sua serra enquanto não estiver sendo usada e se assegure que a lâmina esteja apontada para o lado oposto ao seu. Mantenha o seu dedo longe do botão de ligar enquanto estiver conectando ou desconectando da tomada. Tire o dedo do botão de ligar um segundo antes de terminar de cortar, deixe a lâmina parar e só então retire a lâmina da madeira. Tenha um suporte móvel instalado em sua mesa de serrar, para evitar que você pise no fio enquanto serra ou que a serra saia da madeira em sua direção. Use cavaletes apenas para cortar as extremidades; cortar o meio de uma peça de madeira entre dois cavaletes pode fazer com que a madeira envergue ou caia inesperadamente, te deixando com a lâmina da serra no pé. Nunca serre no sentido contrário. A serra pode prender na madeira e vir com a lâmina em sua direção, causando um corte feio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível