Como listar referências em um curriculum vitae

Escrito por daryn edelman | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como listar referências em um curriculum vitae
Liste corretamente suas referências (curriculum vitae 50409 image by pablo from Fotolia.com)

Há vários tipos de modelo de Curriculum Vitae. Com base na sua experiência, na no emprego que está buscando e outras circunstâncias pessoais, você pode escolher entre os formatos acadêmico, de TI, médico ou internacional. Cada formato dita onde, ou se, você lista as referências.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Dois a três profissionais e/ou associados pessoais que estariam dispostos a falar positivamente em seu nome para ganhar o emprego. Suas informações de contato devem ser digitadas no CV ou em uma página separada, contendo nome, telefone e/ou e-mail, cidade/estado/país e sua relação com você.

Lista completaMinimizar

Instruções

    Detalhes de um Curriculum Vitae

  1. 1

    Geralmente o Curriculum Vitae começará com o seu nome e suas informações de contato. A primeira seção pode ser educação; outros formatos começam com experiência de trabalho. Quando estiver listando suas experiências, o faça em ordem cronologicamente inversa (o mais recente primeiro).

  2. 2

    Em seguida, liste suas publicações, prêmios, interesses e afiliações. A regra básica é que você quer colocar o seu melhor pé a frente.

  3. 3

    Se você for recém-graduado, você pode desejar colocar a educação primeiro, seguido por qualquer experiência de trabalho que tiver. Se tiver trabalhado por muito tempo e tiver muita experiência, você deve listá-la primeiro, seguido pelas outras seções. Em todos os casos, as referências devem ser citadas no fim do CV.

    Quando não incluir referências

  1. 1

    Toda circunstância é diferente, e um emprego pode não pedir referências. Nesse caso, é comum terminar o CV com uma frase como "Referências fornecidas a pedido".

  2. 2

    Alguns especialistas em CV dizem que a frase é excessiva e deve ser deixada de fora. O melhor a fazer é ter um papel separado com referências pessoais e/ou profissionais que você possa levar para a entrevista. Se solicitarem suas referências de negócios ou pessoais, é só mostrar seus dados.

  3. 3

    Seja no CV ou em uma folha separada, alguns princípios são os mesmos. Tenha certeza de que suas referências sabem que estão sendo citadas no CV e garanta que serão elementos positivos na sua procura por um emprego.

  4. 4

    Fornecer muitas referências irá sobrecarregar o leitor, a maioria dos empregadores querem ver duas ou três no máximo. Tente ter variações de associados do passado e do presente. Se levar somente referências familiares, sua experiência de trabalho parecerá ruim. Procure antigos professores, empregadores com quem tenha um bom relacionamento, líderes de organizações voluntárias ou profissionais e amigos que trabalham em cargos altos.

  5. 5

    Muitos CVs são feitos online ou em um formato padrão, verifique se as referências são requeridas ou não. Se possível, pergunte ao entrevistador se são necessárias e como elas devem ser incluídas. Todo emprego é diferente, e as informações que podem ser positivas para um, podem ser negativas para outro.

Dicas & Advertências

  • Deve ser avisado que um CV é diferente de um résumé, porque geralmente contém duas páginas e fornece um resumo aprofundado da sua educação e do seu retrospecto acadêmico, experiência dando aulas ou pesquisando, publicações, apresentações, prêmios e afiliações com organizações profissionais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível