Listas de tarefas para limpeza e organização

Escrito por sara volmering | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Listas de tarefas para limpeza e organização
Limpeza e organização contínuas podem prevenir horas de trabalho no final de semana (Ryan McVay/Lifesize/Getty Images)

Usar uma lista de tarefas para limpar e organizar a casa o ajudará a manter seu espaço arrumado e asseado. Listas de tarefas também ajudam a estabelecer prioridades para reduzir o tempo gasto durante a limpeza. Algumas tarefas podem ser necessárias apenas em uma frequência de seis meses, enquanto outras devem ser realizadas diariamente.

Outras pessoas estão lendo

Cozinha

Você deve limpar bancadas e outras superfícies e lavar e guardar as louças diariamente. Isto manterá a cozinha relativamente limpa até que você possa dispender mais tempo em uma faxina mais detalhada.

Ao menos uma vez por semana, esfregue e lave o chão e passe pano em todos os utensílios. Lembre-se de retirar o lixo semanalmente para evitar mal cheiro.

Uma vez por mês, limpe sua geladeira e descarte quaisquer produtos vencidos ou restos de alimentos. Limpe respingos de alimentos da geladeira ou do congelador.

Uma ou duas vezes ao ano, você deve limpar sua cozinha do chão ao teto. Lave as cortinas e janelas. Limpe seu fogão conforme as instruções do fabricante. Faça o inventário de sua despensa e alimentos secos, e jogue fora itens vencidos ou estragados. Passe um pano e remova teias de aranha, se houver. Lave as paredes, janelas e madeiramentos para remover cheiros desagradáveis, engorduramentos ou manchas provenientes da preparação de alimentos.

Banheiro

O banheiro é um dos cômodos mais fáceis de sujar, mas também pode ser um dos mais rápidos de se limpar. Uma dica é lavar a pia e a banheira com água todos os dias. Isto ajudará a remover restos de sabão e outros resíduos que se acumulam durante o dia, e, assim, fica mais fácil limpar ao final da semana.

Ao menos uma vez por semana, você deve esfregar e desinfetar o vaso sanitário, a pia, a banheira e o chuveiro. Certifique-se de remover todos os restos de sabão e manchas. Quando terminar esta etapa da limpeza, limpe e lave o chão. Esta tarefa deve ser feita por último, para não acabar deixando cair sujeiras e fios de cabelo no chão já limpo.

Uma ou duas vezes ao ano, lave com uma lavadora de alta pressão revestimentos ou cortinas dos boxes. Substitua as cortinas antigas, se desejar. Remova teias e lave as paredes, se necessário.

Você também deve encontrar um tempo para organizar seus produtos e cosméticos. Descarte medicamentos e cosméticos que já estejam vencidos ou abertos. De acordo com a CBS News, a maior parte dos cosméticos deve ser descartada em, no máximo, seis meses, mas uma máscara, por exemplo, nunca deve ser mantida por mais de três meses, pois o ar leva bactérias para dentro da embalagem.

Sala de estar

À noite, antes de dormir, arrume bagunças acumuladas nas salas, como copos vazios, brinquedos ou roupas. É bem mais fácil organizar pequenas bagunças diariamente do que ter uma grande bagunça para arrumar no fim de semana, aém do fato de que acordar em um ambiente bagunçado pode causar estresse logo de manhã.

Uma vez por semana, aspire e tire o pó dos móveis. Para quem possui animais domésticos ou muito movimento dentro de casa, talvez seja necessário varrer com maior frequência. Limpe estantes e raques. Jogue fora revistas velhas que você não usará mais.

Uma vez ao mês, retire os móveis de lugar e limpe o chão abaixo deles. Tire o pó da mobília, aspire sofás e almofadas para remover poeira, migalhas ou sujeiras dos animais.

Uma ou duas vezes por ano, limpe as janelas. Lave cortinas e tapetes para remover sujeiras e pó. Limpe ventiladores de teto e lustres, se necessário. Verifique estantes de livros, cestas de brinquedos e outros armários para descartar itens que já não são mais usados. Eles podem ser doados à caridade, vendidos online ou em um brechó. Limpe os tapetes ou carpetes, quando necessário. Dependendo do tipo de tapete, pode requerer lavagem profissional.

Quartos

Os quartos podem servir para dormir, mas também são usados como closet, para trocar de roupa. Para manter seu quarto limpo ao longo da semana, guarde as roupas limpas e leve as sujas para a lavanderia ao menos uma vez por dia. Uma vez por semana, passe pano ou aspire o chão e tire a poeira dos móveis. Troque os lençóis e fronhas da cama. Devolva os itens espalhados ao seu lugar correto.

Ao menos uma vez por ano, você deve limpar seu guarda-roupa e gavetas. Mude suas roupas de lugar, conforme a necessidade de uso, considerando as estações do ano. Por exemplo, guarde casacos, suéteres, botas e outras roupas pesadas em locais menos acessíveis quando o inverno acabar. Isso ajudará a organizar o espaço e diminuir a bagunça.

Periodicamente, verifique suas roupas e acessórios. Livre-se de itens manchados ou estragados, que você não usa ou que não servem mais. Isso ajudará a liberar espaço para coisas mais úteis. Você pode doar roupas e acessórios que ainda estejam em boas condições.

Você também deve lavar seu travesseiro e capas de colchão anualmente. Isto tanto remove a poeira quanto as células mortas acumuladas. Lavar estes artigos também proporciona um cheiro de frescor e limpeza quando você se deitar à noite. Verifique as etiquetas antes da lavagem. Travesseiros de espumas ou penas podem requerer cuidados especiais ou talvez devam ser lavados a seco.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível