×
Loading ...

Como se livrar das algas vermelhas em aquários marinhos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As algas vermelhas são um problema generalizado em aquários de até seis meses. Se não forem devidamente tratadas precocemente no ecossistema do aquário, elas podem voltar a aparecer, entrando em um ciclo pernicioso difícil de se romper. No entanto, com métodos naturais e muita paciência, é possível controlar e eliminar o problema com as algas vermelhas. Dessa forma, você será capaz de desfrutar plenamente do seu aquário de água salgada nos próximos anos.

Instruções

Com métodos naturais e muita paciência, é possível controlar e eliminar o problema com as algas vermelhas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Limpe os filtros do aquário regularmente. Mensalmente na maioria dos casos. Se você limpar os filtros com mais frequência do que isso, os peixes podem morrer como consequência do choque sofrido pelo seu sistema. No entanto, filtros entupidos contribuem para os altos níveis de fosfato que servem como alimentos para as algas vermelhas. A filtragem desses nutrientes não vai prejudicar seus peixes, e irá matar as algas vermelhas de fome. Geralmente, você deve lavar a sua esponja do filtro utilizando uma pequena quantidade de água destilada, em seguida, recoloque a velha esponja de volta no filtro. Se a esponja estiver muito suja, difícil de se limpar, substitua a mídia filtrante.

    Loading...
  2. Limpe o skimmer quinzenalmente. Essa limpeza também pode ser feita utilizando água destilada ou a própria água do aquário, para limitar o impacto sobre os seus peixes. O importante é manter o skimmer limpo e funcionando perfeitamente, de modo que as algas não tenham alimento suficiente em seu aquário.

  3. Use água destilada em seu aquário. Se for feita a utilização de água da torneira em seu aquário marinho, você provavelmente estará alimentando as algas vermelhas e aumentando o seu problema. A água da torneira geralmente adiciona o fosfato necessário para as algas prosperarem. O uso da água destilada vai eliminar esse problema e rapidamente matar o invasor de fome.

  4. Utilizando um sifão, aspire o cascalho mensalmente. Restos de comida, resíduos e outros subprodutos do aquário são potenciais fontes de alimentos para as algas vermelhas. A limpeza do fundo do seu aquário, onde esses detritos se depositam, irá minimizar o potencial de crescimento das algas.

  5. Dê a seu peixe bastante espaço para nadar. Aquários superlotados acumulam nutrientes em altas concentrações. Consequentemente isso leva ao crescimento das algas. Se você possui um aquário extra, tente reduzir o número de peixes em cada um deles. Pois a concentração de nutrientes é diretamente proporcional ao número de peixes, sendo difícil dizer exatamente o número correto de exemplares que se pode criar em um aquário. Talvez seja necessário experimentar diferentes combinações de espécies e populações de peixes até obter o número correto para o seu aquário.

Loading...

Dicas

  • A remoção de fosfato da água também é possível através de sistemas de osmose reversa.

O que você precisa

  • Água destilada para o seu aquário
  • Sifão para aquários
  • Refil de mídia filtrante

Referências

Loading ...
Loading ...