×
Loading ...

Como se livrar dos arranhões de palhetas em violões

Atualizado em 20 julho, 2017

Tocar violão com uma palheta aumenta o volume e cria um tom nítido. Infelizmente, palhetas também arranham a superfície do instrumento. Não importa quanto cuidado se tenha, uma palheta, inevitavelmente, deixa marcas no seu violão. Escudos protegem o acabamento do instrumento, mas um escudo riscado pode deixá-lo com um aspecto ruim. Alguns violões não têm escudos e arranhões de palhetas danificam o próprio acabamento. Arranhões superficiais de palhetas podem ser consertados, restaurando o seu instrumento para que tenha uma aparência de novo .

Instruções

Arranhões de palhetas podem danificar o acabamento do violão (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Inspecionando os arranhões

  1. Faça um polimento no violão com um produto da melhor qualidade. Jogue polimento na superfície do violão e esfregue com um pano de algodão limpo. Vire o pano ao contrário depois de limpar o polimento e limpe a guitarra novamente para remover qualquer resíduo.

    Loading...
  2. Suavemente, passe a ponta da unha em algum arranhão do violão. Fique atento a sons de clique enquanto sua unha passa sobre o risco.

  3. Leve o violão a um profissional para que conserte o acabamento ou substitua o escudo se você ouvir cliques. Os arranhões no escudo são muito profundos para reparos simples. Se não houver cliques, você conseguirá consertar os arranhões sozinho.

    Removendo arranhões de escudos

  1. Compre polimento plástico em uma loja especializada, em uma loja de material automotivo ou de ferragens.

  2. Coloque o violão em um local limpo e bem iluminado. Uma boa iluminação facilita a visualização de arranhões.

  3. Umedeça um pano de algodão limpo com água. Aplique polimento plástico no pano e esfregue-o sobre o escudo. Esfregue os arranhões em um ângulo de 90º, aplicando pressão no escudo. Não pressione demais, pois correrá o risco de quebrar o topo da guitarra.

  4. Deixe o polimento secar e virar uma vaga névoa. Remova o polimento com um pano limpo e seco. Vire o pano ao contrário e esfregue o escudo fazendo pequenos círculos para retirar qualquer resíduo .

  5. Repita o processo de polimento se permanecerem arranhões.

    Removendo arranhões do acabamento do violão

  1. Compre produto para polimento em uma loja especializada, em uma loja de material automotivo ou de ferragens. Produtos para polimento também são conhecidos como removedores de arranhões.

  2. Coloque a guitarra em uma superfície limpa e bem iluminada.

  3. Aplique o produto para polimento em um pano limpo e seco. Passe-o suavemente sobre a superfície arranhada, fazendo pequenos círculos sobre o arranhão.

  4. Deixe o polimento secar e virar uma vaga névoa.

  5. Remova o polimento seco com um pano limpo. Esfregue fazendo pequenos círculos, até que o polimento desapareça. Vire o pano ao contrário e limpe o acabamento com o lado limpo do pano para remover qualquer resíduo.

Loading...

Dicas

  • Use polimento e removedor de arranhões da mais alta qualidade. Procure um especialista em reparação se os riscos permanecerem. Camisetas de algodão velhas servem de bons panos quando limpos e cortados em quadrados.

Aviso

  • O acabamento original de um instrumento aumenta o valor de revenda, mesmo com arranhões. Esfregar demais o acabamento pode removê-lo e deixar a madeira exposta. Retocar o acabamento de um violão pode custar muito caro.

O que você precisa

  • Polimento para violão
  • Produto para polimento
  • Polimento plástico
  • Pano de algodão limpo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...