Mais
×

Como se livrar de uma cicatriz provocada por picada de mosquito

O mosquito (Culicidae) é um inseto que se alimenta do sangue de seres humanos. Sua picada pode provocar coceira e se transformar em um nódulo eritematoso na superfície da pele. Em alguns casos, pode se transformar em uma cicatriz desagradável. Isso pode criar problemas estéticos quando ocorrer em locais expostos, como a face, as mãos ou as pernas. Essas vítimas podem tomar medidas para tratar a pele e se livrar da marca da picada de modo rápido e eficiente.

Instruções

Saiba como evitar cicatrizes por picadas de mosquito (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Enrole um pedaço de gelo em um papel toalha e aplique-o na pele assim que notar alguma picada de mosquito. Isso pode ajudar a reduzir o inchaço e a irritação cutânea.

  2. Evite coçar ou escarificar o local da picada do mosquito. A coçadura excessiva aumenta a irritação da pele e é uma causa comum de cicatrizes. Se a área estiver coçando, esfregue-a com a ponta de seu dedo ao invés da unha.

  3. Aplique um gel, creme ou loção calmante para a pele, como manteiga de karité ou gel de aloe vera. Esses produtos estão disponíveis na maioria das lojas de cosméticos. Espalhe o produto sobre o local da picada para acalmar e hidratar a pele. Isso pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização adequado e a evitar cicatrizes.

  4. Aplique um gel ou solução contra cicatrizes de picadas de mosquito, esfregando sobre a pele. Estes produtos são formulados especificamente para combater a formação de cicatrizes após uma picada. O Scar Zone's Bite Gel is é um exemplo. Aplique de acordo com as orientações do fabricante, pois a potência e a eficácia do produto podem variar.

  5. Faça a esfoliação da área depois de curar toda a picada e quando a área não estiver mais inflamada ou pruriginosa. Esfregue a cicatriz com um esfoliante físico, como um convencional feito com grânulos esfoliantes. Como outra opção, use uma solução feita com ácido salicílico. Esse ácido aumenta naturalmente a renovação celular da pele e pode ajudar a remover rapidamente a cicatriz.

Dicas

  • Consulte um dermatologista se tiver cicatrizes muito marcantes. A maioria das picadas de mosquito desaparecerão, com a devida atenção, dentro de algumas semanas. Os indivíduos com cicatrizes grandes ou edemas escuros podem ter tido uma reação alérgica e precisarão da prescrição de um gel para cicatrizes ou um clareador de pele.

O que você precisa

  • Gelo
  • Toalha de papel
  • Loção para a pele
  • Gel para picadas
  • Esfoliante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article