on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como se livrar de eflorescência em blocos de concreto

Atualizado em 17 abril, 2017

Eflorescência refere-se a umidade carregada de sal, que evapora e deixa o sal para trás, como um resíduo em pó. Concreto e alvenaria são vulneráveis ​​à eflorescência devido ao fluxo de umidade através do material. Esse sal e a umidade pode vir de uma fonte externa ou pode ser aprisionado no material durante a moldagem e o endurecimento. A remoção do resíduo no material e a selagem contra uma maior penetração de água pode, na maioria dos casos, parar com a eflorescência.

Instruções

Materiais que são regularmente expostos aos elementos são particularmente propensos ao desenvolvimento de eflorescência (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Remova as manchas claras do sal dissolvido em água com uma escova de tanque e água. Utilize um detergente suave para as manchas mais resistentes.

    Loading...
  2. Misture o bicarbonato de sódio e água em um balde de plástico - agite a mistura enquanto continuar a adicionar o bicarbonato, e continue a adicionar até que comece a acumular no fundo. Mantenha o balde por perto durante as etapas subsequentes.

  3. Coloque luvas de borracha e óculos de segurança. Misture uma solução de 1 parte de ácido muriático para 12 partes de água em um balde de plástico - adicione o ácido à água, e não a água ao ácido. Trabalhe em local ventilado ao manusear ácido muriático em qualquer concentração.

  4. Lave os blocos de concreto afetados com água. Molhe todas as superfícies expostas dos blocos, incluindo o interior se eles são acessíveis. Aplique a solução de ácido muriático nos blocos de concreto com a escova. Deixe a solução por alguns minutos para acabar com a eflorescência.

  5. Lave os blocos de cimento cuidadosamente com água para remover a solução de ácido muriático. Neutralize a solução de ácido restante ao adicionar junto a solução de bicarbonato de sódio. Despeje a solução de bicarbonato de sódio no ralo - uma vez que o ácido for completamente neutralizado - se a solução continuar efervescente a após a adição do ácido, adicione mais bicarbonato de sódio até parar.

  6. Aplique um selante impermeável em todas as superfícies expostas dos blocos de cimento para evitar mais eflorescência. Siga as instruções para o selante em questão, e não use os blocos de concreto até que estejam totalmente tratados.

Loading...

Dicas

  • Armazene os blocos de cimento soltos em um local protegido contra a chuva e outras fontes de água para reduzir o risco de eflorescência. Trate-os com um selante impermeabilizante pode protegê-los antes que eflorescência se desenvolva novamente.
  • Blocos de concreto ou outros materiais que foram gravemente afetados pela eflorescência - ao ponto de ter cristais de tamanho considerável crescendo em suas superfícies - pode estar estruturalmente danificados. Materiais frouxos devem ser descartados se eles forem encontrados com grandes cristais de sal. Materiais colocados, especialmente tetos e pisos, devem ser substituídos.

Aviso

  • O ácido muriático é extremamente perigoso quando muito concentrado. Quando diluído, é menos perigoso, mas ainda pode causar danos significativos durante o prolongado contato com a pele, exposição aos olhos ou inalação. Use uma solução de bicarbonato de sódio e água para lavar a pele exposta ao ácido muriático e remova imediatamente qualquer roupa que tenha entrado em contato. Deixe a área imediatamente se você se sentir tonto ou com irritação no nariz ou na garganta.

O que você precisa

  • Escova de tanque
  • Detergente
  • Baldes de plástico
  • Bicarbonato de sódio
  • Luvas de borracha
  • Óculos de segurança
  • Ácido muriático (ácido clorídrico)
  • Selante à prova d'agua

Referências

Loading ...
Loading ...