on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como se livrar de espinhas nos lábios

As espinhas ocorrem quando um folículo capilar fica obstruído pelo óleo naturalmente existente na pele ou nas células mortas da pele. Quando o folículo fica encravado, ele cria uma protuberância, e uma pequena "capa" ou inflamação pode se desenvolver. Se o pelo encravado ficar exposto na superfície, pode se formar um cravo.

As espinhas podem se desenvolver em qualquer lugar da pele, mas geralmente ocorrem no rosto. Eventualmente, elas podem se formar também nos lábios. Como a pele nessa região é sensível, a espinha pode ser mais dolorosa do que na bochecha ou na testa, por exemplo.

A higiene adequada pode reduzir o tamanho e a duração de uma espinha e também a ocorrência de mais erupções no rosto e nos lábios.

Instruções

As espinhas podem se desenvolver nos lábios (Getty Images)

    Limpando os lábios

  1. Usando a ponta dos dedos, umedeça o rosto com água morna (cuidado para que não esteja quente). Não use uma toalha de rosto ou esponja, pois as bactérias ali presentes e a superfície áspera podem irritar o rosto e causar vermelhidão ou irritação.

    Loading...
  2. Limpe o rosto (inclusive a área da espinha) com um pouco de loção adstringente. Tome cuidado para não esfregar com muita força, pois isso também pode irritar a pele.

  3. Enxágue o rosto, novamente usando água morna e as mãos. Depois, enxugue-o suavemente com uma toalha limpa e macia.

  4. Pode ser tentador pular a parte de usar hidratante a fim de secar uma espinha. Mas secar a pele, inclusive a área em volta da espinha, pode na realidade incrementar a produção dos óleos que obstruem o folículo, o que desencadeia mais espinhas.

    Em vez disso, aplique um hidratante leve no rosto (evitando a área delicada em volta dos olhos).

  5. Lave o rosto no máximo duas vezes ao dia: uma vez pela manhã e novamente antes de ir dormir. Você também deve lavá-lo depois de transpirar muito, como depois da prática de exercícios ou de um dia na praia.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...